Estudo de Caso
Mariana trabalha como assistente social há seis anos e, desde que iniciou sua carreira, tem se dedicado a atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Contudo, na última semana, houve um terremoto de grandes proporções no país vizinho, vitimizando muitas famílias, uma grande catástrofe. Diante do ocorrido, muitos profissionais foram chamados para compor uma equipe de emergência e ajuda e, entre os profissionais, está o Assistente Social.
Como Mariana sempre sonhou em desenvolver seu trabalho para além das fronteiras do Brasil, inscreveu-se para compor a equipe de ajuda humanitária. Entretanto, para ser incluída na equipe, ela necessita elaborar um relatório sobre seu estado emocional, argumentando sobre como cada uma das competências da inteligência emocional impactam a sua atuação como assistente social em situações de catástrofes. Somente após a elaboração, envio desse relatório e aprovação dos responsáveis, Mariana será autorizada a fazer parte da equipe.
Agora que você já sabe a história de Mariana, será necessário se colocar no lugar dela para realizar a atividade MAPA da seguinte maneira: construa um texto dissertativo explicando as cinco competências da inteligência emocional para a formação do perfil e atuação do assistente social. Discorra, também, sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional do profissional do Serviço Social que atua na linha de frente em situações como a apresentada no estudo de caso.