ATIVIDADE 1 – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 53/2023
Nos últimos anos, no Brasil, algumas instituições vêm promovendo formação, visitas técnicas a outros países e concursos de queijos artesanais aos produtores brasileiros. Além disso, foram publicadas a Lei nº 13.680, de 14 de junho de 2018, que dispõe sobre o processo de fiscalização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal – Selo Arte; e o Decreto nº 11.099, de 21 de junho de 2022, que dispõe sobre a elaboração e a comercialização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal. O que caracteriza o queijo artesanal é a elaboração por métodos tradicionais, com vinculação e valorização territorial, regional ou cultural, conforme protocolo de elaboração específico estabelecido para cada tipo e variedade, com emprego de boas práticas agropecuárias e boas práticas de fabricação. Para agregar valor à produção e ampliar a oferta de produtos aos consumidores, existiam no país, no ano de 2022, aproximadamente mais de 12 mil produtos com registro e com a marca Sisbi circulando, incluindo o Selo Arte e queijo artesanal.
Diante deste contexto, explique por qual motivo esse tipo de diversificação da comercialização é importante para o produtor rural, principalmente para os produtores que vendem diretamente ao consumidor final.