Gustavo é um menino de 9 anos que se encontra matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), no período da manhã, e frequenta a Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno, na mesma escola. Ele apresenta indicativo de deficiência múltipla, é ativo e bastante alegre. Em relação ao seu processo de ensino e aprendizagem, não está alfabetizado e a maior dificuldade está no fato de não escrever nenhuma letra, e, por ter a coordenação motora fina comprometida, ele não consegue recortar papéis, apesar de pegar a tesoura da maneira correta. Em relação a sua comunicação, ele fala pouco e utiliza gestos, porém nem sempre é compreendido, causando um grande desconforto emocional. A professora do atendimento educacional especializado relatou que ele se recusa a utilizar pranchas de comunicação alternativa e, nas atividades que envolvem o estímulo da motricidade, demonstra pouco interesse e desvia a atenção para outros objetos na sala. Apresenta um pouco mais de interesse quando trabalha em grupo, com outros alunos.
Postado em:
setembro 8, 2024
Pergunta: