MAPA – PSICO – LÚDICO E LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 51/2023
Leia o estudo de caso a seguir:
A família Silva possui três integrantes: a mãe Maria (35 anos), o pai João (40 anos) e o filho Pedro José (9 anos). Eles têm uma rotina bem comum entre os brasileiros. Logo pela manhã Pedro José vai para a escola e, depois, passa a tarde toda na casa da avó, jogando vídeo game, enquanto seus pais trabalham. Juntos eles retornam para casa apenas às 19h. A noite, o menino realiza as tarefas escolares; a família toma um banho, janta e vão todos dormir.
Imagine que essa família chega em sua clínica psicopedagógica com a queixa de que Pedro José está com dificuldades escolares e você detecta que essa falta de conexão, de momentos em família, pode estar afetando tal rendimento acadêmico. Logo, você pode propor que, juntos, realizem algumas atividades para estreitarem esses laços.
Além de uma rotina bem exigente, em muitas cidades, há poucos espaços em que a família brasileira pode desfrutar de momentos lúdicos, por exemplo. Por isso, provoco em você a seguinte problemática: existem espaços públicos em sua cidade para que as crianças possam brincar ou ter esses momentos? Para significar sobre essa questão, vejamos:
O lúdico é fundamental para o processo de aprendizagem do sujeito, pois é por meio dele que há aproximação entre ele e o objeto de estudo, há mais afetividade e mais significação. Contudo, não é apenas a brincadeira que existe como recurso lúdico, sobretudo hoje em dia. Temos livros, jogos, passatempos e muito mais. Entretanto, nada substitui uma boa e antiga brincadeira de criança, visto que essa é a linguagem dos pequenos e o meio que eles têm de se comunicar, por isso, o brincar e o aprender fazem parte da infância. Mesmo com a rotina intensa da cidade e de uma sociedade como a nossa, há espaços — físicos e temporais — para uma brincadeira de qualidade, mas precisamos de organização para ter esse privilégio
(CORDEIRO, 2021, p. 5).
Desafio você a uma experimentação: observe em sua cidade quais brincadeiras as crianças mais realizam e em quais espaços públicos, tais como parques e praças. Depois, reflita de que forma os momentos de lúdicos podem ser usados no lazer da família e como são benéficos aos sujeitos.
Seja nas escolas ou no ambiente familiar e nos demais frequentados pelas crianças — parques, centros culturais etc. —, o(a) psicopedagogo(a) deve considerar a brincadeira como parte fundamental das construções basilares das habilidades cognitivas. Para além do brincar, ainda temos as demais atividades lúdicas e que também têm seus valores, inclusive quando falamos em suas realizações sem o objetivo de educar. Mesmo quando a criança brinca com seus familiares com uma atividade mais direcionada pelo adulto ou por colegas e familiares, sem a necessidade de ensinar, a criança acaba aprendendo algo. Por isso, considerar os momentos lúdicos e de lazer também é importante para a criança, os seus responsáveis e deve ser de conhecimento do(a) psicopedagogo(a), o que justifica conhecer sobre as atividades recreativas
(CORDEIRO, 2021, p. 141).
Considera-se, aqui, atividade recreativa toda aquela realizada de forma espontânea, sem o objetivo de ter aprendizagem e intervenções educativas, bem como que possui o caráter de hobby, lazer, interação livre com a família, amigos ou mesmo sozinho (CAMARGO, 1999). Dessa forma, difere-se da brincadeira que a criança realiza na, maioria das vezes, com representações da sua realidade.
Diante do exposto, neste MAPA você deverá ter a seguinte ação:
* Fotografe um espaço público de sua cidade onde é possível realizar atividades recreativas e cole/insira a imagem no formulário padrão, com uma breve descrição a seguirCidade-UF, Local, máximo de 3 linhas).
A fim de avaliar seus conhecimentos sobre as atividades recreativas, elabore uma sugestão dessa atividade que você passaria para a família Silva realizar no espaço fotografado e descreva abaixo da imagem em 7 a 10 linhas. Essa atividade deve conter as seguintes características:
- a) Não pode ser uma brincadeira e nem um jogo;
- b) Deve ser passível de ser realizada no espaço fotografado;
- c) Deve proporcionar a interação de todos da família.
Por fim, justifique de forma científica, em 7 a 10 linhas, quais benefícios sociais, psicoafetivos e cognitivos essa atividade proporciona. Utilize citações indiretas, ou seja, com suas palavras e referencie de acordo com a ABNT