Produção Final:
- Após a conclusão dos módulos, como os alunos revisarão e reescreverão seus textos, incorporando o aprendizado obtido?
- De que forma a produção final será apresentada para valorizar o trabalho dos alunos (por exemplo, exposição, mural ou coletânea)?
Ao elaborar a sequência didática voltada para o ensino de um gênero textual específico, com base em uma obra de literatura infantil, você deverá focar nas seguintes práticas pedagógicas:
- Prática de Oralidade: Atividades que incentivem os alunos a expressarem suas ideias oralmente, discutindo temas relacionados à obra literária escolhida.
Exemplos: dramatizações, debates sobre a história ou discussões sobre os personagens.
- Prática de Leitura: Momentos de leitura individual e coletiva, explorando a compreensão do texto.
Exemplo: leitura compartilhada do livro, seguida de perguntas que promovam a interpretação e a reflexão sobre o conteúdo.
- Prática de Análise Linguística: Atividades que ajudem os alunos a identificar e compreender aspectos linguísticos presentes no texto, como gramática, ortografia e estrutura textual.
Exemplos: análise de frases específicas, identificação de palavras-chave, e exercícios de gramática contextualizados.
- Prática de Produção Textual: Atividades de escrita em que os alunos possam criar seus próprios textos inspirados na obra lida.
Exemplos: redação de uma continuação da história, criação de um final alternativo, ou escrita de uma carta para um dos personagens.