PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA
A proposta a seguir visa a elaboração prática de uma sequência didática no ensino de um gênero textual específico, utilizando a literatura infantil como ponto de partida.
ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Apresentação da Situação:
- Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série escolhida?
- Qual gênero textual será trabalhado com os alunos (por exemplo, narrativa, poema, fábula)?
- Quem será o público-alvo do texto produzido e como ele será apresentado (escrita, oral, multimodal)?
- Como você envolverá os alunos na contextualização do trabalho, conectando a atividade com suas experiências anteriores?
Produção Inicial:
- Como os alunos realizarão uma primeira produção do gênero textual escolhido, sem intervenções profundas?
- Como você utilizará essa produção inicial para diagnosticar o nível de compreensão e as dificuldades dos alunos?
Desenvolvimento dos Módulos de Ensino:
- Quais módulos específicos você criará para abordar as competências necessárias para a produção do gênero textual escolhido?
- Como você abordará a sistematização da escrita alfabética no Módulo 1?
- De que forma os alunos compreenderão e interpretarão o texto literário no Módulo 2?
- Como será conduzida a análise linguística, incluindo aspectos como ortografia, gramática e estrutura do gênero textual, no Módulo 3?
- Como você proporcionará feedback e oportunidades de reescrita no Módulo 4, durante as intervenções na produção inicial?