Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.
A seguir, é apresentado uma de Projeção do Fluxo de Caixa, montado para demonstrar as necessidades e/ou sobras de dinheiro ao longo de um mês. Com as seguintes instruções a seguir:
Perceba que a planilha possui duas colunas preenchidas (semana 1ª e 2ª semana, essas colunas foram deixadas como referência para vocês realizarem as colunas faltantes (semana 3ª, semana 4ª e a totalização).
São apontadas as seguintes projeções de recebimento:
– Segunda semana – (EXEMPLO) Recebimentos totais a prazo no valor de R$ 355.000,00 distribuídos da seguinte maneira: Cliente A representa 84,5% dos recebimentos; Cliente representa D 4,3% do total de recebimento; Cliente E representa 8,4% do total de recebimento; e Cliente H representa2,8% do total de recebimentos. Recebimentos à vista 10.000,00.
– Terceira semana – Recebimentos totais no valor de R$ 365.000,00 distribuídos da seguinte maneira: Cliente B representa 13,7% dos recebimentos; Cliente C representa 54,8% do total de recebimento; Cliente E representa 13,6% do total de recebimento; e Cliente G representa 13,6% do total de recebimentos. Recebimentos a vista 10.000,00. Recebimentos à vista 10.000,00.
– Quarta semana – Recebimentos totais no valor de R$ 235.000,00 distribuídos da seguinte maneira: Cliente B representa 21,3% dos recebimentos; Cliente C representa 6,9% do total de recebimento; Cliente D representa 42% do total de recebimento; e Cliente H representa 29,8% do total de recebimentos. Recebimentos à vista 10.000,00.
São apontadas as seguintes projeções de pagamento:
– Na terceira semana – Pagamentos de R$ 200.000,00 para o fornecedor A; Pagamentos de R$ 40.000,00 para o fornecedor E; Pagamentos de impostos no valor de R$ 20.000,00; Pagamento de Energia Elétrica no valor de R$ 100,00; pagamentos com despesas comerciais no valor de R$ 3.000,00; Pagamento de equipamentos R$3.800,00.
– Na quarta semana – Pagamentos de R$ 200.000,00 para o fornecedor A; Pagamentos de R$ 30.000,00 para o fornecedor D; Pagamentos de impostos no valor de R$8.000,00; Pagamento de R$500,00 com gastos de combustíveis; e pagamento de Despesas com manutenção no valor de R$200,00.