ATIVIDADE 1 – NUT – PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE – 52/2023
O desenvolvimento humano pode ser compreendido a partir de sua divisão em períodos de vida: pré-natal (da concepção ao nascimento); primeira infância (do nascimento aos 3 anos de idade); segunda infância (de 3 a 6 anos de idade); terceira infância (de 6 a 11 anos de idade); adolescência (de 11 a 18 anos de idade); jovem adulto (de 19 a 40 anos de idade); meia-idade (de 41 a 65 anos de idade); e terceira idade (de 66 anos de idade em diante) (Papalia, Olds e Feldman, 2006).
Cada uma dessas etapas sofre determinações de quatro dimensões: biológica, cognitiva, social e emocional. Ou seja, cada uma delas, a partir da combinação entre essas quatro dimensões, manifestará suas características e especificidades. Assim, cada etapa se caracteriza por um conjunto de mudanças biológicas/corporais, de aprendizagens e conhecimentos adquiridos, de relações com o meio social/cultural e de experiências afetivas (Coelho, 2015).
O desenvolvimento do ser humano, portanto, não pode ser compreendido tomando apenas uma dessas dimensões isoladamente – levar em consideração somente questões biológicas, hormonais, genéticas, emocionais ou sociais.
Com base no que foi estudado na disciplina, descreva de forma completa, as principais características do desenvolvimento humano em cada uma dessas dimensões: biológica (física) aqui, lembre-se de falar sobre a importância gestacional e se há alguma capacidade cognitiva ao nascer e influência do meio e genética nesta característica. Fale também sobre as características: cognitiva, social e emocional.
Em cada uma das etapas, fale sobre a influência que o meio exerce sobre o indivíduo perante o aspecto em questão.
Você pode utilizar as referências abaixo para complementar seus estudos:
COELHO, W.F. Psicologia do desenvolvimento. Editora Pearson, 2015. PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.