MAPA – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 52/2023
Prezado aluno, leia o texto de apoio com atenção:
CNA lança projeto “Agregação de Valor e Venda Direta de Cafés Diferenciados”
A Confederação da Agricultura e Pecuária Brasil (CNA) lançou um projeto de promoção de cafés diferenciados, que tem como foco agregar valor e diversificar os canais de comercialização desses produtos. O objetivo é dar mais visibilidade às características que agregam valor ao café, promover o encurtamento da cadeia produtiva e viabilizar a venda direta entre produtores e agentes compradores que atuam no mercado nacional.
Segundo a assessoria técnica da CNA, além de dar visibilidade aos cafeicultores, o objetivo de levar as amostras de café diferenciados à Semana Internacional do Café é promover a diversificação dos canais de comercialização e o encurtamento da cadeia produtiva por meio da aproximação entre os produtores e compradores atuantes no mercado de cafés diferenciados. Assim, o produtor terá a oportunidade de mostrar, na xícara de café, o resultado do seu trabalho, tendo autonomia para negociações que possam ocorrer.
Podem participar desse projeto cafeicultores que possuem diferenciais de agregação de valor e compradores que tenham interesse em estabelecer canais de comercialização diretamente com o produtor, reconhecendo a agregação de valor aos diferenciais do café ofertado. Outra ação deste projeto é a Vitrine do Café, que será um ambiente virtual dedicado à promoção desses produtos, com o objetivo de mostrar ao mercado e ao consumidor final o bom trabalho dos produtores que têm investido em diferenciação e agregação de valor.
Fonte: adaptado de: https://cnabrasil.org.br/noticias/cna…. Acesso em: 6 jun. 2023.
Diante de tais informações, considere o seguinte cenário:
O Sr. Jaime Siqueira é um produtor referência na cultura do café na região norte do Paraná.
Nos últimos anos, ele investiu em colheita mecanizada, instalou um lavador e separador de café em sua propriedade. Sua produção é toda comercializada via cooperativa da sua cidade, pelo preço do dia. Objetivando melhorias em seu processo produtivo e aumento de renda, ele buscou informações sobre como agregar valor à sua produção e diferenciar seu produto no mercado. Nas suas pesquisas, Sr. Jaime descobriu que, em sua região, é possível produzir café de qualidade e que alguns produtores solicitaram o Selo de Denominação de Origem via associação. Depois de algumas conversas com outros produtores de café em um dia de campo, Sr. Jaime decidiu procurar ajuda, e você, como futuro(a) tecnólogo(a) de Agronegócio, foi contratado(a) para auxiliá-lo nesse desafio de encontrar quais estratégias ele pode utilizar para conquistar a diferenciação de seu produto agregando valor ao seu café.
Então, vamos à prática?
- Diante desse cenário, elabore duas estratégias/recomendações que visem agregar valor ao Café do Sr. Jaime.
- Um dos desejos do Sr. Jaime é vender seu café em uma cafeteria importante da sua região, que trabalha somente com cafés especiais. O que você recomendaria ao Sr. Jaime para saber se o café que ele produz é especial?
- Um dos requisitos para participar do projeto “Agregação de Valor e Venda Direta de Cafés Diferenciados” promovido pela CNA é ter o Selo de Denominação de Origem. Você, como profissional contratado(a) pelo Sr. Jaime, precisa explicar o que é esse selo e por que ele é importante. Explique aqui e cite dois selos brasileiros que já temos no mercado.