Realizar um processo de contratação para cargos de liderança pode ser um desafio, não acha? Afinal, a pessoa selecionada será responsável por coordenar equipes, delegar tarefas, inspirar e desenvolver o time e zelar pela estratégia corporativa.
Por essa razão, contratar profissionais para ocupar posições de alta complexidade traz consigo uma grande responsabilidade para o recrutamento e seleção.
Além disso, para cargos de diretoria ou gerência, também é preciso considerar hard e soft skills, experiência de mercado e fit cultural. Essa análise demanda um cuidado ainda maior da pessoa recrutadora, bem como o uso de metodologias adequadas para o perfil da vaga.
[…]
O líder é a base para uma boa gestão de pessoas e o fortalecimento da cultura e da estratégia do negócio, atuando lado a lado com o RH. Em função disso, a contratação para cargos de liderança é também um investimento no futuro da empresa.
Ao selecionar um profissional com fit cultural e perfil alinhado às equipes, diversos benefícios serão percebidos, como:
– maior satisfação e engajamento no trabalho;
– aumento da produtividade;
– melhora na retenção de talentos;
– melhores resultados.
Enfim, para identificar profissionais com perfil de líder é importante observar suas principais habilidades, características e experiências. Aqui, cabe destacar aspectos como:
– aderência à cultura organizacional;
– experiência de carreira;
– boa comunicação e empatia;
– pensamento analítico e inovador;
– capacidade de tomar decisões e solucionar problemas;
– flexibilidade e abertura ao novo.
Mas muito mais do que mapear os melhores candidatos, é preciso saber como realizar a contratação para cargos de liderança.