MAPA – RH – RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS – 53/2023
Olá, estudante de Gestão de Recursos Humanos!
A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta parte de uma organização empresarial e se veja diante de um desafio proposto!
Vejamos, então, qual é a situação a ser analisada:
Rafael Hulk trabalha em uma empresa de telemarketing como analista de RH, sendo responsável pelas entrevistas e todo o processo de recrutamento. Nesse primeiro contato, ele já explica como as atividades devem ser realizadas, horários de trabalho, público a ser atendido, dentre outros. Carmelita passou no processo seletivo feito por Rafael e acabou iniciando suas atividades como atendente de telemarketing. Para que realizasse a atividade, algumas metas foram traçadas pelo seu gestor direto, que era Cauã. Cada uma das metas traçadas foi estipulada pelo gestor indireto, que era Rafael, em conjunto com a Diretoria da Empresa, a fim de que a empresa crescesse cada vez mais e, consequentemente, a equipe aumentasse, proporcionando mais oportunidades de emprego. As metas são as seguintes:
—> Lead de 400 pessoas ao dia para possível fidelização.
—> 600 novos contratos por mês.
—> Jornada de trabalho de 8h por dia.
—> Intervalo para refeições e idas ao banheiro de 20 minutos.
Em um determinado dia, Cauã participou de uma reunião com a diretoria para apresentar os números e foi questionado por qual razão eles eram tão baixos. Como Cauã era um gestor exigente, ficava durante boa parte do seu tempo conferindo as atividades realizadas, até mesmo o tempo que as pessoas ficavam ociosas durante o expediente.
Como ficou constrangido e alterado pela reunião em que participou e acabou sendo cobrado, ao retornar ao seu ambiente de trabalho, viu que Carmelita realizava um atendimento com desdém e, naquele momento, abordou a empregada e disse: “desse jeito, realmente, é difícil cativar alguém a assinar um contrato ou contratar um serviço! Você precisa conquistar o futuro cliente. Mostrar claramente por qual razão ele precisa daquele produto”.
As palavras ditas por ele foram num tom grosseiro, alto e com condições alteradas de nervosismo e cobrança. Toda a equipe viu a forma de abordagem de Cauã à Carmelita. Além dessa abordagem, chamou Carmelita à sua sala, pediu para que a mesma fechasse a porta, se sentasse na cadeira a sua frente, ajudou-a a se sentar, obtendo ali um contato físico indesejado e começou a dizer que ela só estava ali por ter uma voz atraente, sedutora, que, por isso, despertava a atenção dos clientes no momento em que ligasse para alguém. Pediu, então, que ela retornasse ao seu posto de trabalho e atingisse as metas estipuladas.
Com relação à situação descrita, você deve, como gestor(a) de Recursos Humanos da empresa, analisar e responder aos questionamentos a seguir:
1) A forma de abordagem de Cauã com Carmelita, caracteriza um assédio moral ou sexual? Ou ambos? Fundamente sua resposta fazendo uso de doutrinas jurídicas, tais como a cartilha disponibilizada no seu ambiente (5 a 15 linhas).
2) Como ocupa um cargo de Gestor(a) de RH da empresa, elabore um PITCH, no formato dissertativo, apresentando políticas que podem ser adotadas pela empresa a fim de evitar situações como a narrada anteriormente (5 a 15 linhas).
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
– Assistir ao Vídeo de Orientações da atividade disponível no Material da Disciplina e Sala do Café do seu ambiente Studeo.
– Para desenvolver a atividade, acesse, também, os materiais de apoio disponíveis no ambiente da disciplina.
– Baixar e salvar o arquivo “Formulário MAPA “, disponível no Material da Disciplina.
– Responder os campos solicitados no arquivo.
– Observe as instruções contidas no formulário.
– Atente-se para citações de acordo com o manual de normas ABNT/UNICESUMAR.
– O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
– Postar/enviar no campo da atividade MAPA no ambiente da disciplina.
- A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Boas reflexões!