MAPA – PED – LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 53/2023
O conhecimento da Língua Portuguesa é fundamental para o bom uso dela, nas mais variadas situações, por isso a escola não pode furtar-se de trabalhar dialeticamente o uso, variações e a gramática normativa. Uma prática que não precisa reproduzir modelos antiquados e conservadores, mas podem ser promovidos com muita interação e criatividade, não é verdade Monteiro Lobato?
— Agora iremos visitar o Campo de Marte onde vivem acampados os VERBOS, uma espécie muito curiosa de palavras. Depois dos Substantivos são os Verbos as palavras mais importantes da língua. Só com um Nome e um Verbo já podem os homens exprimir uma ideia. (…)
(LOBATO, Monteiro. Emília no país da gramática. Ilustrações de Osnei e Hector Gomez. São Paulo: Editora Globo, 2009, p. 39)
Refletindo sobre esse tema, a atividade MAPA será feita em três etapas.
1ª. A primeira etapa é teórica e consiste em argumentar sobre a pergunta: Qual a importância do ensino de gramática no Ensino Fundamental — anos iniciais? A sua resposta deve ter entre 8 a 12 linhas, não precisa título, deve citar no mínimo um(a) autor(a) – como citação direta ou indireta – e ser consistente.
2ª. A segunda etapa é a “mão na massa”! Imagine-se como professor(a) de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e você trabalhará uma história em quadrinhos que contenham um ponto gramatical que será discutido com os alunos. Porém, aqui, você criará a sua própria história em quadrinhos, manualmente ou, se preferir, com auxílio dos seguintes sites:
https://www.storyboardthat.com/
https://makebeliefscomix.com/Comix/
https://www.baixaki.com.br/download/p…
Lembre-se que independente de fazer manualmente ou no site a história em quadrinhos precisa ser feita por você, não pode ser copiada e tem que ter um conteúdo gramatical que será desenvolvido com os alunos posteriormente. Faça uma foto ou print (captura da tela) da história criada por você e adicione no FORMULÁRIO PADRÃO desta atividade.
3ª. A terceira etapa é a descrição do que será realizado, preenchendo os dois tópicos:
– Conteúdo gramatical trabalhado:
– Como a atividade será desenvolvida em sala de aula? (3 a 8 linhas)
Reflita sobre o tema, leia o material de apoio (https://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp…) e faça uma atividade dinâmica para seus alunos.
Boa atividade!