MAPA – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 53/2023
Olá Estudante!
Este é o nosso M.A.P.A. da disciplina de Comunicação Empresarial e Negociação. Ele foi preparado pensando no desenvolvimento da sua capacidade de propor soluções analíticas diante de situações reais que nos cercam. Para isso, siga as orientações abaixo.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
– O aluno deverá, OBRIGATORIAMENTE, utilizar este formulário de resposta (TEMPLATE) para realizar a atividade;
TODOS OS CAMPOS contidos no cabeçalho no template deverão ser devidamente preenchidos;
Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina;
Respeitar os padrões de formatação, indicados neste formulário padrão, que fazem parte da nota. Fonte: ARIAL ou TIMES NEW ROMAN
Tamanho: 12
Alinhamento: JUSTIFICADO.
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o template/modelo de resposta disponibilizado em Material da Disciplina, que deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC/DOCX ou PDF e apenas estes formatos serão aceitos.
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Procure responder com as suas próprias palavras, prezando pela linguagem adequada ao ambiente acadêmico. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre estas Normas de citação e referência. A falta das devidas referências poderá acarretar cópia indevida e prejuízo na avaliação da atividade;
– O template/modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
Como enviar o arquivo:
– Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade a ser enviado;
– Antes de clicar em FINALIZAR, sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue pois, uma vez finalizada a atividade, você não poderá mais modificar o arquiv
– Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
– A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa. Obs.: A resposta desta atividade deverá ser realizada em um modelo de arquivo padrão do WORD seguindo o Modelo de Resposta M.A.P.A, e deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “M.A.P.A.” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não é considerada.
Sobre plágio e outras regras:
– Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
– Procure ser autêntico e responder com as suas próprias palavras e suas próprias ideias, cópias indevidas não serão avaliadas;
– Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
CONTEXTUALIZAÇÃO
Desenvolver habilidades e competências referentes à comunicação e negociação, definitivamente, é um grande diferencial aos mais diversos tipos de profissionais, sobretudo, para aqueles que atuam diretamente com a área comercial, seja no contexto nacional, seja no contexto internacional.
Nesse sentido, fica aqui uma reflexão importante sobre as particularidades inerentes aos processos de negociação com fornecedores nacionais e estrangeiros. Saber como negociar com seus stakeholders internacionais acaba sendo uma obrigação para obtenção de sucesso, e conhecer a cultura e os costumes das pessoas e dos países com quem se estabelecem relações comerciais se torna algo fundamental.
Leia o artigo a seguir:
A Importância da Comunicação nas Negociações Interculturais
Artigo − Parte1
“A comunicação na negociação é nada mais nada menos do que os meios pelos quais os negociadores podem atingir os seus objetivos, construir seus relacionamentos e resolver conflitos. A maioria dos executivos entende que esta é a ferramenta mais importante que se pode ter para negociações de sucesso. Ela se torna ainda mais desafiadora quando incluímos participantes de diferentes culturas e nacionalidades.
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Bem, quando estiver negociando com fornecedores estrangeiros, você vai se deparar com uma variedade de obstáculos, tais como leis, ideologias e governos com os quais você não tem familiaridade, e que normalmente nunca são abordadas em uma negociação com fornecedores do seu país. Um obstáculo em particular que, normalmente, complica as negociações são as diferenças culturais entre as partes envolvidas.
Isso porque a cultura consiste nos padrões de comportamento socialmente transmitidos, nas atitudes, normas e valores de uma sociedade, ou de uma nação, um grupo étnico ou, até mesmo, de uma organização.
Portanto, compreender a cultura de colaboradores estrangeiros é muito parecido com o descascar de uma cebola. Você vai descobrindo camadas que estão intrinsecamente relacionadas. Ao interpretar um comportamento revelam-se atitudes, que, por sua vez, refletem-se em normas, onde, então, são encontrados os valores. E são justamente essas diferenças culturais que podem complicar, em muitos aspectos, as negociações e os relacionamentos.
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Na economia globalizada em que vivemos você pode fazer negociações de qualquer parte do mundo, então é crucial que você entenda o que é considerado normal, educado e aceitável no ambiente de um indivíduo em particular. Até mesmo um executivo muito experiente pode perder um contrato por uma questão importante, porém extremamente sutil, de diferenças culturais entre as partes envolvidas. Você pode ser super bem-sucedido na sua área de negociação, ter cursos, pós-graduação, anos de experiência na sua área, mas se você não tiver conhecimento das diferenças culturais que podem ser indispensáveis no acordo que está fechando com empresas estrangeiras, você corre um alto risco de perder o seu contrato por uma simples má interpretação de um gesto ou de um comportamento, que sejam vitais para que não haja ofensa ou gafe da sua parte em relação a outra parte envolvida”.
Artigo − Parte2
“Uma ponte cultural, ou uma pessoa que tenha conhecimento de diversidades culturais, têm sempre um valor inestimável em uma negociação. Entenda que diversidade cultural não se resume apenas a saber falar o idioma da pessoa envolvida, mas principalmente de como se comportar nas situações do dia-a-dia. Só o fato de falar inglês fluente muitas vezes não é o suficiente. Saber a etiqueta necessária em um encontro com alguém de cargos relevantes na política, os requisitos indispensáveis para se fazer um pedido em um restaurante chique em um almoço de negócios, ou até mesmo saber exatamente o que o chá e o café representam nesta ou naquela cultura, são fatores muitas vezes determinantes para uma comunicação correta na hora de se fechar um contrato de peso. Conhecer uma cultura a fundo é saber intimamente as nuances comportamentais da rotina de um povo. O tratar, as características únicas de cada povo e de cada lugar. A comunicação numa negociação intercultural vai muito além do domínio do idioma, é muito mais profundo do que uma simples tradução. Inclusive se a pessoa responsável pela tradução em uma negociação não estiver familiarizada com os costumes das partes envolvidas, ela pode causar danos irreparáveis ao invés de ajudar. Porque, muitas vezes, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença entre agradar e ofender. E interpretar sinais não verbalizados pode ser um grande desafio. Muitas vezes, pequenos gestos ou olhares podem ser cruciais na hora de se causar uma boa impressão. Então, é fundamental que você faça a sua pesquisa de quais são os erros mais comuns em uma negociação intercultural, a fim de não cometê-los, evitando, assim, comprometer o sucesso do seu acordo”.
Fontes:
Disponível em: https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte- 1/. Acesso em: 10 fev. 2023.
Disponível em: https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte- 2/. Acesso em: 10 fev. 2023.
Diante do exposto, acompanhe a situação fictícia a seguir:
Imagine que você, caro(a) estudante, trabalha na Comex S/A, uma grande Companhia Multinacional do ramo de desenvolvimento e distribuição de equipamentos tecnológicos, e foi escalado(a) como o(a) responsável por conduzir um processo de negociação milionário com um novo potencial cliente situado na Holanda. De antemão, você foi instruído(a) sobre o comportamento dos holandeses durante uma negociação, em que foi dito que, em geral, eles são “concentrados em fatos e números, mas também adotam discursos mais longos e raramente tomam decisões finais sem um bom ‘debate holandês’, às vezes até beirando uma ‘zona de perigo de análise excessiva’” (CUNHA, 2022, on-line).
Fonte: https://auding.com.br/a-importancia-da-comunicacao-nas-negociacoes-interculturais-parte-3/. Acesso em: 10 fev. 2023.
A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e diante da narrativa apresentada, para fins desta Atividade MAPA, a sua missão será, na condição de negociador(a) representante da Comex S/A, atender às solicitações dos itens a seguir:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
Item 1. Em relação aos tipos de negociação, articule o que vem a ser uma negociação distributiva, apresentando conceitos, definições e exemplos desse tipo de abordagem.
Item 2. Em relação aos tipos de negociação, explique o que vem a ser uma negociação integrativa, apresentando conceitos, definições e exemplos desse tipo de abordagem.
Item 3. Indique uma estratégia de negociação que você utilizaria junto ao potencial cliente holandês, considerando suas características comportamentais ao negociar, demonstrando como o processo de negociação seria conduzido a partir dessa estratégia, com a finalidade de fechar o acordo milionário de fornecimento de equipamentos tecnológicos.