ATIVIDADE 1 – BEDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 53/2023
Ao considerarmos o campo educacional, no lugar da simples oposição entre teoria educacional e prática educacional, faz-se importante tomarmos como baliza o entendimento de que a educação se pauta na relação entre consciência, significado, conhecimento e mentalidade com a ação e com a tradição acumulada de saber fazer na educação.
SACRISTÁN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Considerando o enunciado acima e a discussão sobre as tensões entre teoria e prática, para responder a Atividade de Estudo I da disciplina de Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil, faz-se necessário a leitura atenta do artigo “O reconhecimento ético na Educação Física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica” de autoria de Leitão, Spolaor e Prodócimo (2022), disponibilizado em PDF no Material da Disciplina. Após a leitura e interpretação do texto, responda a seguinte pergunta: como podemos pensar a Educação Física Escolar, em especial, a práxis pedagógica do professor da área, considerando o processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais na perspectiva de uma formação humana dos alunos? Justifique sua resposta