MAPA – LET – LINGUÍSTICA I – 53/2023
Texto 1
HUMANOS E ANIMAIS: REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA(GEM)
As pesquisas científicas contemporâneas comprovam que os animais são seres sencientes, ou seja, como nós humanos, eles também sentem fome, sede, dor, medo, alegria, saudade, tristeza etc. Para além dos setores da economia, alimentação e vestuário, os animais de estimação participam ativamente da nossa vida pessoal e há filmes que apresentam diálogos entre bichos e humanos (A revolução dos bichos, de George Orweel, e Dr. Dolittle, de Betty Thomas) e obras literárias em que os animais são incorporados ativamente na história (a cachorra baleia, em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o cão Ulisses, de Clarice Lispector, os bois de Guimarães Rosa e Carlos Drummond). Dentro do campo teórico da linguística, o código dos animais (ou a linguagem dos animais) faz parte da temática de estudos da Linguística, e o linguista francês Émile Benveniste apresenta alguns conceitos que distinguem os humanos das outras espécies, em relação ao campo da linguagem. Durante o percurso da disciplina de Linguística I, essa questão também foi abordada retomando autores para elaborar uma reflexão que define a língua como algo exclusivo da espécie humana, mediante as seguintes características disponíveis a seguir:
- a) Atemporal e ilimitada: manifesta-se em qualquer hora do dia ou da noite, e pode se referir ao passado, presente e futuro.
- b) Dialógica: as outras espécies não dialogam, por meio de perguntas e respostas, ação e reação.
- c) Constitui-se a partir de um sistema de unidades organizado em uma ordem estabelecida.
- d) Forma-se a partir de signos linguísticos convencionais, articulados e lineares (letra ou som vem seguidas, ordenamente, uma após a outra).
- e) Decomponível: ela se decompõe (divide/segmenta) em unidades menores isoláveis, como o morfema e o fonema.
Fonte: BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2005.
SILVA, V. L. da. Linguística I. Maringá: UniCesumar, 2023. 12
Texto 2
Fonte: https://www.descobrindomeumundo.com/2020/05/aula-05-6-ano-cartum- atividade-2.html. Acesso em: 26 maio 2023.
Execução da atividade: Analisando o cartum, produza um texto de até 15 linhas justificando uma (escolha apenas uma) das afirmações a seguir:
- a) Seres humanos e outras espécies possuem as mesmas capacidades linguísticas.
A partir do cartum, elabore sua justificativa analítica.
- b) Seres humanos possuem características linguísticas específicas da sua espécie para manter suas relações de comunicação, e as outras espécies possuem códigos de sinais específicos da sua espécie para manter suas relações interativas.
Recomendações:
– Considere o cartum na análise da afirmação “a” OU “b”.
– Leia o material de estudo, principalmente a Unidade 2, e assista às aulas conceituais e ao vivo. – Se puder, pesquise sobre o assunto em outras fontes científicas: livro, artigo, palestras etc.
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo.
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do “fale com o mediador”.