MAPA – ECO – FILOSOFIA E ÉTICA – 53/2023
Olá, estudante!
A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem para a disciplina de Filosofia e Ética.
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de comportamento humano, cujo estudo da filosofia e da ética podem colaborar na interpretação e entendimento de ações, comportamentos e atitudes que envolvem a democracia e a cidadania.
ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA
A humanidade sempre possibilitou a democracia em sua plenitude? A cidadania sempre foi concedida a todas as pessoas de forma igualitária? A discriminação e o preconceito nunca existiram? Vamos conhecer nesta atividade os problemas que envolvem a ética, a cidadania e a política, que envolvem a luta pelo direito à democracia e igualdade.
O conhecimento, a filosofia e a ética envolvem estudo do próprio comportamento humano, do respeito ao próximo, dos regimes políticos democráticos ou totalitários e da busca por cidadania, por direitos fundamentais, tais como moradia, saúde e educação. A significação visa diagnosticar as diferenças sociais e a busca pela igualdade de condições humanas para o desenvolvimento do trabalho e da pessoa.
Você já estudou e compreendeu a importância da democracia e da cidadania? Já ouviu ou estudou sobre o direito ao voto feminino e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no mundo para acessarem e obterem o direito de votar e de serem votadas? Já refletiu sobre a discriminação das minorias? Certamente, se você fez, você já ouviu sobre esses temas sociais, sobre a história de fatos e atos discriminatórios sociais e raciais. Nesse contexto a atividade proposta vai inserir o estudante neste campo imersivo para refletir perante as condutas morais e éticas que fazem parte do dia a dia do profissional de qualquer área de trabalho.
Trata-se de um momento de observação analítica, leitura e reflexão da atitude ética para formação profissional e a construção da moral que impacta diretamente na valorização humana, fazendo com a atividade estimule o estudante de forma que ele seja capaz de decifrar, compreender e estruturar sobre o objeto investigado, sobre sua experiência e sobre sua observação.
Este exercício compreende uma reflexão em leitura do texto abordando a democracia e a cidadania nos campos ético-profissionais, que podem impactar diretamente nas condutas e comportamentos sociais influenciadas pelas instituições e modos de comportamento estabelecidos. Para agregar maior conhecimento, será realizada leitura do texto e análise interpretativa para resolução de respostas.
Textos de apoio:
Texto 1: DEMOCRACIA
Em consequência dos progressos sociais das últimas décadas, as exigências referentes à qualidade das políticas públicas aumentaram ao mesmo tempo em que houve uma redução de confiança nas instituições políticas por uma parcela da população, o que representa um novo desafio aos partidos políticos. Além disso, devido ao financiamento privado das campanhas políticas, houve uma intensa ampliação da influência das empresas nas decisões políticas.
O sistema político brasileiro ainda apresenta uma série de problemas estruturais e debilidades institucionais. Essas questões, aliadas à crise que a democracia vem enfrentando em todo o hemisfério Ocidental, deixam clara a necessidade de ampliar os debates sobre o futuro da democracia, a participação política e as reformas necessárias.
Fonte: https://brasil.fes.de/temas/democracia. Acesso em: 19 maio 2023.
Texto 2: A DEMOCRACIA E A CIDADANIA
Na década de 1980, vivenciamos a transição democrática no Brasil, construção esta que se reergue passo a passo, rumo à sociedade em que todos tenham representatividade. A democracia tem como natureza a participação social, as construções de identidades coletivas, da noção de direito e de cidadania. Ela ajuda a construir o regime em que haja possibilidades de novas práticas e formas de sociabilidade fundadas em bases mais igualitárias. Em meio a essa prática política como exercício das relações sociais, devemos constituir-nos de relações que nos humanizam, minimizando dominações e opressões de uns sobre outros. Condiz à cidadania, a garantia da participação na sociedade, para que todos possam exercer, com plenitude, o direito de escolha, podendo decidir sobre seu destino social.
Fonte: MARTINELLI, S. E. Filosofia e Ética. Maringá: UniCesumar, 2019.
O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão lhe auxiliar na realização dessa atividade.
Realização da atividade:
Mediante o conteúdo exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Filosofia e Ética, responda o que se pede:
- a) Responda se as relações de poder devem ser contestadas e a cidadania é uma dessas armas de contestação ligada a experiências de movimentos sociais.
- b) A convivência das pessoas nas cidades deve levar em consideração o respeito mútuo às diferenças, a busca de direito e igualdade de oportunidades. Nesse sentido, responda em formato de texto se a democracia também é realizada pela luta de minorias nos espaços urbanos, e se a ideia autoritária é considerada um obstáculo para a democracia.
IMPORTANTE:
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do formulário padrão da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a).