ATIVIDADE 1 – DMOD – MATERIAIS TÊXTEIS – 54/2023
O setor têxtil é constituído por uma cadeia de atividades em sequência linear, desde a obtenção de fibras naturais e/ou químicas, passando pela fiação, tecelagem e acabamentos, até a confecção final de artigos de vestuário. Todo o processo tem início na obtenção das fibras e produção dos fios, tanto como produto final quanto na composição dos tecidos que originam os produtos de vestuário, cama mesa e banho, tecidos de uso industrial, entre outros produtos têxteis. Nesse processo é preciso identificar os tipos de fibras, os tipos de fios e tecidos existentes e seus respectivos beneficiamentos. As fibras mais conhecidas são fibras naturais, aquelas que se encontram na natureza. Podem ter origem vegetal como o algodão, o linho, o rami, o sisal, entre outras; animais, como a seda, e a lã; ou ainda ter origem mineral como o amianto. As fibras químicas podem ser derivadas de produtos petroquímicos também chamados de fibras sintéticas. Como exemplo: poliamida, poliéster, polipropileno e polietileno. Ou podem ser derivadas de um componente natural e um componente químico, neste caso, são chamadas de fibras artificiais.
Fonte: MUCHINSKI, C. H.; SENA, T. V. Fibras têxteis sustentáveis: algodão colorido e orgânico, fibras de bambu, soja e milho. Iniciação: Revista de Iniciação Científica Tecnológica e Artista, n. 1, 2015.
Com base no texto anterior sobre as fibras, escolha duas peças de seu guarda-roupa, com a composição de fibra diferente uma da outra, podendo ser composta de uma única fibra ou mista (artificial, natural ou sintética). Faça uma análise das peças e suas etiquetas e escreva o que se pede nos itens a seguir:
Fonte: o autor.