MAPA SUB – BEDU – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 53/2023
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas: Dança, Esporte, Luta, Ginástica, Jogos e brincadeiras e Práticas Corporais de Aventura. Esses conteúdos são fundamentais para um planejamento adequado para as aulas de Educação Física Escolar. Tendo como base nosso material didático, pudemos conhecer algumas técnicas de instrução elaboradas por Lieberman (2002) que devem ser aplicadas pelo professor para que os alunos com deficiência possam compreender e realizar as diversas atividades que a Educação Física apresenta. Essas técnicas/abordagens são:
– Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.
– Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.
– Orientação verbal: explicar de forma clara e objetiva verbalmente o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.
– Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade.
LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2002.
Imagine que você foi contratado para ser o mais novo professor de Educação Física da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na cidade em que reside, e mesmo tendo realizado uma pós-graduação na área da Educação Especial e Inclusiva, nunca teve experiência com alunos que apresentam deficiência Intelectual. Conforme estudamos em nosso material didático, o deficiente intelectual apresenta problemas de atenção e apatia para aprender, problemas de comunicação e de linguagem, e problemas generalizados de compreensão de conceitos e que esses problemas poderão gerar insegurança nos alunos. Dessa forma, você futuro professor deverá utilizar abordagens/técnicas que facilitem o processo de aprendizagem do conteúdo a ser trabalhado.
Assim, sabendo que você professor precisará ensinar os elementos da ginástica: Ondas e Formas de Andar para uma turma de 8 alunos que apresentam apenas deficiência intelectual, sem qualquer problema visual ou motor. Você deverá escolher DUAS das quatro abordagens (Assistência física; Brailling; Orientação verbal; Demonstração) que mais poderão auxiliá-lo no processo de ensino e aprendizagem desses elementos e descrever em seu plano de aula como você aplicaria esse conteúdo para os alunos. Você deverá elaborar um plano de aula especificando as atividades que realizará seguindo as orientações descritas no MODELO DE MAPA.
IMPORTANTE: Esta é uma situação hipotética, você não precisa encontrar alunos com deficiência para aplicar a aula. Apenas propor um plano de aula, como se você fosse o professor do grupo de alunos citado anteriormente.
ATENÇÃO:
- É obrigatória a escolha de 2 abordagens.
- Cada abordagem deve ser destinada para o ensino de um conteúdo. Exemplo: se você escolher BRAILLING para ensinar as ONDAS, deverá escolher outra abordagem para ensinar AS DIFERENTES FORMAS DE ANDAR.
- Lembre-se que cada abordagem apresenta uma especificidade e é necessário se atentar as características das abordagens nas escolhas das mesmas.
- O seu plano de aula deverá conter os elementos dispostos no modelo de mapa, sendo: objetivos, metodologia, recursos, as abordagens utilizadas, avaliação e referências (é necessário referenciar ao menos o livro didático da disciplina).
- Esta é uma situação hipotética, você não precisa encontrar alunos com deficiência para aplicar a aula. Apenas propor um plano de aula, como se você fosse o professor do grupo de alunos citado anteriormente.