QUESTÃO 1
Nota-se, atualmente, a presença de várias ações formativas que são desprendidas ao corpo humano sob diferentes óticas e perspectivas. Tal processo acontece em diferentes esferas de nossa sociedade, sendo a escola uma das instituições que acaba interferindo/influenciando essa ação. Contudo, nem sempre tais ações formativas sobre o corpo foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.
Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras e F para falsas:
- No período dos séculos XVI e XVII, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude.
- Educar sistematicamente o corpo, no período dos séculos XVI e XVII, era considerado importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe.
III. Durante o período dos séculos XVI e XVII, a educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível nos espaços formativos e colégios ligados aos Jesuítas que nasciam com a modernidade.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F.
Alternativa 2 – V, F, F.
Alternativa 3 – F, V, F.
Alternativa 4 – F, V, V.
Alternativa 5 – F, F, V.