MAPA – HIST – HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – 51/2023
Com a internet, principalmente as redes sociais, a cada semana há uma nova moda. Com uma frequência considerável, novidades aparecem e chacoalham a nossa sociedade. Mais
recentemente, nossa sociedade começou a reavivar a discussão acerca das potencialidades e perigos da I.A. Inteligência Artificial.
A bola da vez foi o ChatGPT da empresa Open AI. Um “chatbot” com inteligência artificial
capaz de responder a perguntas, criar textos, programar computadores, admitir e aprender
com seus erros, contestar afirmações erradas e rejeitar pedidos considerados inadequados.
O ChatGPT tem sido assunto de muito debate nas últimas semanas, principalmente com o
lançamento do Chat GPT-4. Assim como as outras áreas, uma vez mais, voltamos a discutir
os impactos das tecnologias, principalmente da Inteligência Artificial no âmbito da educação. A novidade divide os especialistas acerca das potencialidades e dos perigos dessa nova tecnologia.
Como em nossa disciplina de História Contemporânea procuramos manter os alunos atentos às novidades que aparecem, resolvemos realizar a nossa atividade MAPA em cima dessa temática tão recente. MAPA – HIST – HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – 51/2023
Tendo isso em vista, sugerimos a seguinte atividade:
1) Leia os seguintes materiais:
- a) Na educação, o ChatGPT não estimula o pensamento crítico. Jornal USP. 17/03/2023.
Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/na-educacao-o-chatgpt-nao-estimula-o-
pensamento-critico/
- b) Quais os impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial na Educação? Instituto Federal
de Santa Catarina. 01/03/2023. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/web/ifsc-
verifica/w/quais-os-impactos-do-chatgpt-e-da-inteligencia-artificial-na-educacao-
- c) O ChatGPT e como as I.A. irão impactar nossas vidas e salas de aula. Portal de Notícias da Universidade de Uberlandia. 01/03/2023. Disponível em:
https://comunica.ufu.br/noticia/2023/03/o-chatgpt-e-como-i-irao-impactar-nossas-vidas-e-
salas-de-aula
2) Acesse a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e leia a Quinta Competência Geral
(p.7). Disponível no Link: https://portal.mec.gov.br/index.php?
option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-
2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192
3) A partir do conhecimento adquirido por meio das leituras indicadas acima, você deve
refletir e criar um texto resolvendo o seguinte problema:
Você é professor do Ensino Médio, mais especificamente da 1ª série. Você foi encarregado de produzir um texto explicando a 5ª Competência Geral da BNCC para o seus colegas de
escola. Em seu texto, você deve explicar qual é a 5ª competência geral da BNCC e como a
Inteligência Artificial, no caso, o Chat GPT pode ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento
dessa competência. Por fim, apresente um exemplo de como você utilizaria essa tecnologia
em suas aulas de História Contemporânea. MAPA – HIST – HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – 51/2023
Atenção!
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.
*Primeiro passo: Assista ao tutorial explicativo na Sala do Café e realize uma leitura atenta
dos materiais indicados.
*Segundo passo: Elabore um texto dissertativo com base nos questionamentos apresentados no enunciado. Seu texto deve conter no máximo 2 laudas, considerando as referências bibliográficas. Lembre-se, seu texto não pode conter sinopses da internet. Deve ser escrito com suas próprias palavras.
*Terceiro passo: Realize uma correção ortográfica em seu texto e o copie no template
(modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.
*Quarto passo: Anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após “Finalizar”, não será possível reenviar a atividade ou
realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bom Trabalho!