ATIVIDADE 1 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52/2023
Leia o texto a seguir:
“O hábito da leitura no Brasil ainda não é dos mais fortes. Dadas as condições socioeconômicas do país e acesso aos livros, é de se esperar que deixamos a desejar em índices de leitura.
Segundo o Pró-Livro, em estudo conduzido nos três últimos meses de 2019, o brasileiro leu por completo, em média, 1,05 livros nesse período. Entre os que se dizem leitores, a quantidade sobe para 2,04. De forma geral, é menos de um livro por mês.
Quando comparamos com o resto do mundo, o Brasil fica muito abaixo dos principais países quando se trata de tempo de leitura semanal.
A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h). O Brasil aparece em 27º, com uma média semanal de 5,2 horas de leitura por habitante”.
Disponível em: https://muraldoslivros.com/dados-sobre-a-leitura-no-brasil/. Acesso em: 01 mar. 2023. |
A leitura traz ao ser humano diversos benefícios, dentre eles, o desenvolvimento do conhecimento e da imaginação, a fruição e, inclusive, conforme alguns estudos, auxilia na prevenção de doenças, como o Mal de Alzheimer. De acordo com as pesquisas, no entanto, esse hábito é cada vez mais incomum entre os brasileiros, o que pode afetar a sociedade de diferentes modos. Leituras curtas, disponibilizadas em redes sociais, por exemplo, são mais comuns, mas, no que se refere aos literários ou gêneros mais formais e informativos, a frequência é extremamente reduzida em nosso país.
Tendo em vista tal discussão, responda, de forma discursiva, entre 10 e 20 linhas, os questionamentos a seguir:
- a) De que forma esse quadro se relaciona à desigualdade social no Brasil?
- b) Como tal situação colabora para o agravamento desse problema no país?