MAPA – MAT – PRÁTICA DE ENSINO: MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – 52/2023
Prezado(a) estudante! Nesta atividade, focalizaremos a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. E, para a realização, esperamos que você transborde CRIATIVIDADE! Vamos à proposta!
Consiste em modelar, matematicamente, um fenômeno, de natureza social, econômica, natural, dentre outras, que seja da sua realidade, isto é, presente na sua localidade/região. Há muitas coisas que nos rodeiam e que podem ser interpretadas matematicamente; há muitas coisas que podemos solucionar utilizando do repertório matemático; há muitas coisas que se expressam em linguagens diferentes e a Matemática acadêmica pode ser uma delas. Então, que tal modelar uma dessas situações? Para isso, você pode utilizar os materiais que utilizamos na disciplina. Deixo aqui, também, uma excelente leitura que pode
ajudá-lo(a) a entender melhor esse processo de “modelar” um fenômeno:
https://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/559.
Contudo, é interessante lembrarmos que, como estamos no contexto de uma disciplina de Prática de Ensino, uma reflexão sobre propostas de ensino para a aprendizagem matemática se torna indispensável. Então, que tal utilizarmos dessa modelagem para refletirmos sobre ensino de Matemática? Assim, neste MAPA, você também deverá elaborar um texto reflexivo, relatando sobre uma possível utilização dessa modelagem que você realizará no contexto da sala de aula na Educação Básica.
Para facilitar a compreensão, dividiremos essa tarefa em duas partes:
PARTE A:
Você deverá apresentar, seguindo as etapas da Modelagem Matemática, a problematização e a investigação com Matemática que realizar, até chegar em um modelo/representação que traduza a situação escolhida.
Não se esqueça de colocar o seu trabalho no template disponibilizado no ambiente da disciplina. Vale lembrar que você deverá apresentar, pelo menos, uma imagem/foto/figura que envolve a coleta de dados ou do modelo/representação ao qual você chegou.
PARTE B:
Você deverá elaborar um texto reflexivo sobre a possibilidade desta modelagem que realizou na PARTE A ser desenvolvida como atividade de ensino de Matemática na Educação Básica. Você pode argumentar sobre como, didaticamente, você encaminharia a prática; quais conteúdos; quais discussões matemáticas e reflexivas envolveria, dentre outras coisas.
Deixo, aqui, alguns exemplos de problemas que foram modelados e desenvolvidos nas salas de aulas e que, de algum modo, poderão inspirá-lo(a) na sua construção. É só fazer o download do material:
https://textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/conversas-com-quem-gosta-de-modelagem-matematica-1%C2%AA-edicao/82.
Para maior facilidade na execução desta atividade, apresentamos, a seguir, mais detalhes sobre a sua realização:
1º Leia com atenção as informações contidas aqui, procure, também, mais informações no Material da Disciplina .
Na primeira parte , você deverá escolher um fenômeno para modelar matematicamente . Não se esqueça
2º de inserir, pelo menos, uma figura/imagem/foto do processo investigativo que realizou com Matemática. Na segunda parte , escreva um relato refletindo sobre a possibilidade de a Modelagem realizada ser uma prática desenvolvida na sala de aula da Educação Básica . Seja CRIATIVO(A)!
3º Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e se lembre de u tiliz ar o TEMPLATE (modelo )
disponível n a pasta Material da Disciplina d o ambiente da disciplina , Prática de Ensino: Modelagem Matemática e Resolução de Problemas.
4º Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão ” Selecionar arquivo”. Caso você tenha dúvidas sobre como anexar oarquivo no STUDEO, entre em contato com o mediador.