Nos excertos expostos, vemos o quanto o social pode desenvolver técnicas e recursos que auxiliam as pessoas com deficiência a avançar no seu desenvolvimento independentemente de um impedimento de organização psicofisiológica. Para isso, os materiais precisam ser ricos em estímulos sensoriais. Considerando isso, imagine-se como um profissional que foi contratado para acompanhar Helena, uma criança de três anos de idade que apresenta transtorno do espectro autista e atraso em seu desenvolvimento psicomotor.
Diante disso, a atividade MAPA consiste em:
1. Confeccionar um quadro proprioceptivo constituído por seis tipos de texturas. Ele deve ter o tamanho de no mínimo uma folha A4 e no máximo um metro de extensão. Você poderá usar como base um papelão, cartolina ou tecido. Utilize 6 (seis) texturas diferentes para melhor exploração por parte da criança, utilize materiais que você tem em casa, como por exemplo, reciclável (tampinhas de garrafa, rolos vazios de papel alumínio, algodão), recortes de tecidos, lixas de parede etc.
2. Descrever quais os materiais que foram utilizados para a confecção do quadro proprioceptivo.
3. Tirar (1) uma foto de você confeccionando o quadro e (1) uma outra do material concluído.
4. Elaborar um parágrafo dissertativo (de 10 a 15 linhas) sobre a importância dos estímulos sensoriais para o desenvolvimento infantil (você pode se fundamentar no livro ou também em pesquisas externas).