1ª QUESTÃO
A Uber Technologies Inc. surgiu em 2010 com o conceito de transformar a maneira em que as pessoas se deslocam de um local para o outro. Quando surgiu, alterou significativamente o transporte urbano de pessoas, que antes contava essencialmente com ônibus e táxis. Unindo a necessidade de locomoção com a tecnologia, faz sucesso no mundo inteiro e, em um primeiro momento, colocou em xeque o modelo de negócio pré-existente na área de transporte de pessoas. Primeiramente, o faturamento da Uber Technologies Inc. foi astronômico, mas atualmente ela enfrenta uma série de concorrentes que oferecem o mesmo tipo de serviço.
Fonte: adaptado de: https://bit.ly/3AABLju. Acesso em: 26 abr. 2023.
Sobre o exemplo da Uber e considerando as características da inovação radical, analise as afirmativas a seguir:
- Uma inovação só pode ser considerada radical se trouxer mudanças nos dois eixos: modelo de negócio e tecnologia.
- Uma inovação radical altera profundamente o mercado ao instituir um novo modelo de negócio, apoiado em uma nova tecnologia.
III. Uma inovação pode ser considerada radical quando traz mudanças em um dos eixos: modelo de negócio e tecnologia. As mudanças em um dos eixos automaticamente alteram o outro.
- Uma inovação radical garante o sucesso da empresa por determinado tempo, mas aos poucos a vantagem competitiva vai diminuindo e faz-se propor novas inovações ao produto/serviço ofertado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.