3ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação fictícia. Em 1950, década em que seu João nasceu, pouco se falava em proteção ao meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade e o esgotamento dos recursos naturais. Professor aposentado, João acompanhou a evolução da temática meio ambiente e também os problemas que cresceram com a falta de cuidado e preocupação em preservar os recursos imprescindíveis para a vida em sociedade. Ao recordar e comparar seu tempo de infância com a contemporaneidade, percebeu que as temperaturas não eram tão altas a ponto de causar a morte de pessoas, os biomas, principalmente dos rios e mares, possuíam diversas espécies, não havia tantas indústrias, reflexo da revolução industrial, causando poluição no ar, nos mares e rios, constatando como isso impactou no aumento de doenças atuais que inexistiam quando era criança.
Relacionando a situação hipotética com os conhecimentos abordados na Unidade 3 do Livro Digital, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
O professor aposentado recorda que a Revolução industrial e o surgimento das várias indústrias nada têm a ver com a poluição existente.
O caso demonstra que João estava aposentado por exercer a profissão de professor de gestão ambiental, por isso seu vasto conhecimento na área.
A situação hipotética apresenta que as alterações causadas no meio ambiente incondiz com a falta de bem-estar da população, com o desenvolvimento social e a saúde.
A situação aponta a proteção com o meio ambiente atualmente e demonstra que houve pouca mudança relacionada com degradação, poluição e escassez dos recursos naturais, tudo permanece como na década de 1950.
Por meio dos problemas ambientais levantados por João é compreensível “a preocupação com o meio ambiente, mais especificamente com a degradação e esgotamento dos recursos naturais”, conforme assevera Mateus (2023).