Situação 1
Os sistemas de atenção à saúde são respostas sociais deliberadas de acordo com as necessidades de saúde da população. Assim, ao se discutir uma proposta de organização de um modelo assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS), deve-se começar por analisar quais necessidades de saúde se expressam na população brasileira, ou seja, a situação de saúde dos brasileiros deve ser analisada com base nos seus aspectos demográficos e epidemiológicos (MENDES, 2011). Com base no enunciado e nas referências propostas abaixo para leitura, responda as questões “A”, “B” e “C”:
Fonte: MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011, p. 25-28.
Fonte: UNA-SUS/UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Redes de Atenção à Saúde: a atenção à saúde organizada em redes. Nerícia Regina de Carvalho Oliveira. São Luís, 2016, p. 13-21; p. 32-36.
a) Comente sobre a situação de saúde apresentado no Brasil atualmente e explique o modelo assistencial que vem sendo proposto para superar o sistema fragmentado vigente.