A intervenção com jogos e brincadeiras não acontecem exclusivamente em espaços recreativos e educacionais. O uso de estratégias e dos jogos tem uma relação íntima com a forma que o profissional de Educação Física conduz a sua prática. Adaptar e recriar faz parte do nosso trabalho, adequando sempre ao nosso objetivo, público e local de intervenção. Assim, cada um forma sua própria lista de jogos, interesses e formas de intervir no ambiente recreativo.
NATALI, Paula Marçal; COSTA, Luana Biembengut Biato da. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá – PR.:Unicesumar, 2022.
Levando em consideração o recorte acima e os conteúdos trabalhados na disciplina, pense na seguinte situação e realize as atividades:
A secretaria de Esporte e Lazer do seu município está organizando ações para divulgar uma nova ação de incentivo a utilização dos espaços públicos para o lazer, como praças e também avenidas que serão interditadas aos domingos e feriados. Você foi convidado para elaborar e organizar as atividades de uma “Rua de Recreio” que se caracteriza como um dia de brincadeiras para as crianças na rua de um bairro específico da cidade.
A estimativa é que 300 crianças de diferentes idades compareçam a esse evento, e você terá a sua disposição Professores e Acadêmicos de Educação Física para atuarem nas atividades junto a sua coordenação. As brincadeiras a serem elaboradas deverão acontecer todas ao mesmo tempo, para que as crianças possam se dividir entre as atividades.
Compreendendo a partir dos nossos estudos de que não há um único tipo de brincadeira que todas crianças gostem, pois, cada criança tem a sua história, tem os seus próprios anseios, você precisará programar atividades com características diferentes a fim de que todas as crianças participem ativamente.
– Elabore 5 estações, onde em cada estação estará acontecendo uma atividade diferente.
– Entre essas atividades podem ser brincadeiras, jogos ou oficinas de construção de brinquedos.
– Para cada estação descreva os materiais que serão necessários para aquela atividade.
Você poderá incluir entre essas atividades algumas das brincadeiras, dos jogos e brinquedos vistos em nossas aulas, como também brincadeiras da sua infância.
Observar que um evento como uma “Rua de Recreio” as atividades devem ser pensadas de uma forma que possam atender várias crianças ao mesmo tempo, pois elas estarão livres para escolher as atividades que irão participar.
Siga o modelo para a elaboração do Mapa:
ESTAÇÃO: Nesse campo você deverá inserir o nome da brincadeira.
DESCRIÇÃO: Nesse campo você deverá inserir a explicação da brincadeira de forma objetiva – se terá equipes, quantas equipes, quais as regras, quais os objetivos a serem alcançados pelos participantes.
MATERIAL: Quando necessitar de material, nesse campo você deverá inserir a quantidade de cada material que será utilizado nessa estação. Caso não necessitar, apenas informar que não utilizará material.
ESTAÇÃO 01:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 02:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 03:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 04:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 05:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
– Faça o download do arquivo MODELO MAPA, que se encontra no Material da Disciplina;
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
– Siga todas as orientações contidas no MODELO MAPA;
– Utilize o livro da disciplina como principal fonte de apoio.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA;
– Cópias parcial ou total serão zeradas.
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
– Todas as informações necessárias sobre o mapa estão descritas e organizadas no MODELO DE MODELO DE MAPA.