“A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Conhecida também como Buyer’s Journey, a Jornada de Compra geralmente possui 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Na etapa de aprendizado e descoberta, o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele continua despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção.
Na etapa de reconhecimento do problema, o objetivo é revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. A partir disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções para ele. Na etapa de consideração da solução, é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma (boa) solução para ele. É interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções).
Por fim, na etapa de decisão de compra, o consumidor analisa as opções e toma, enfim, sua decisão. Hora de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo que o seu produto é a escolha certa!”