As autoras Strobel (2008) e Quadros (1997), que pesquisam sobre a aquisição da linguagem — ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes surdos —, sinalizam que, no Brasil, a partir da década de 1990, diferentes estudos fomentam discussões acerca da educação dos surdos. Historicamente, esse marco, ao longo dos anos, vem promovendo reflexões em relação à educação de qualidade, evidenciando o papel do Estado nesse cenário, revelando a investigação, a pertinência social da luta, dos movimentos pelos direitos dos alunos surdos, além de reforçar os desafios das instituições educativas para promover educação de qualidade, sobretudo, na perspectiva bilíngue.
Fontes: QUADROS, R. M. de. A Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. STROBEL, K. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
Nesse sentido, para a realização deste MAPA, siga os passos a seguir:
- Realize a leitura do artigo “A Contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação Como Espaço Discursivo à Comunidade Surda: um movimento que fortalece(rá) práticas educativas de afirmação às identidades linguísticas bilíngües”, disponível no link: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6940.
- Assista ao vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=iREMMncTJaw&t=20s. .
- Acesse o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina, e responda as seguintes questões:
- a) A partir da discussão do artigo apresentado, de que forma podemos afirmar que a língua de sinais é um elemento de representação da cultura e identidade surda? (Mínimo de 8 e máximo de 12 linhas).
- b) De acordo com o artigo, devemos lutar para que os surdos frequentem uma escola bilíngue. Assim, discorra acerca da acessibilidade comunicativa e dos usos dos recursos audiovisuais. (Mínimo de 8 e máximo de 12 linhas).
- c) No vídeo apresentado, a pedagoga Karin Strobel ressalta que o preconceito com a língua de sinais pode ser superado pela sociedade e transmite um recado importante para a sociedade. Comente sua percepção sobre a mensagem final de Karin Strobel. (Mínimo de 8 e máximo de 12 linhas).
- d) Após os estudos do artigo indicado, discorra sobre quais são as contribuições das TICs no contexto da educação dos surdos. (Mínimo de 8 e máximo de 12 linhas).
- e) Apresente suas considerações finais sobre os conteúdos estudados no artigo e no vídeo. (Mínimo de 8 e máximo de 12 linhas). f) Apresente as referências dos dois materiais utilizados. Observações: – – Assista ao vídeo de orientação sobre esta atividade na Sala de Café. Em caso de dúvidas, entre em contato com os professores mediadores.