ATIVIDADE 1 – ADM – ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO – 54/2023
Ter novas ideias que se transformam em produtos é essencial para uma organização se manter competitiva. Trata-se de um desafio constante que há muitos passos para ser possível de implementar. Dessa forma, é importante ter uma equipe qualificada, gestores que estimulam a adversidade, a multidisciplinaridade e o trabalho em equipe. Também é fundamental ter uma metodologia que permite estimular e viabilizar novos produtos.
Uma das formas de estimular a equipe a pensar diferente é a aplicação de dinâmicas com ferramentas específicas, sendo umas delas a SCAMPER que é o acrônimo de Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar, Reorganizar. É uma evolução da conhecida técnica de brainstorming.
A aplicação consiste em estimular a inovação concentrada toda a equipe ou partes dela para pensar em Substituir, por exemplo. O processo se repete para cada uma das palavras que compõem a técnica, o que é fundamental para se pensar em novas possibilidades.
Um produto que ficou conhecido por ser inovadora e ter muitas aplicações é a esponja de aço Bombril que ficou conhecida por ser 1001 utilidades. É bem provável que você ou alguém próximo já tenha utilizado a esponja para no mínimo uma atividade do seu dia.
Pensando nessa dinâmica de inovação, elabore a seguinte atividade:
a) Elabore um resumo com o significado de cada uma das partes que compõem o acrônimo SCAMPER.
b) Escolha uma das 7 possibilidades da ferramenta SCAMPER e aplique em um produto, explicando como ficaria o produto e o que seria modificado.