ATIVIDADE 1 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA – 54/2023
A indústria automobilística com certeza foi o berço das grandes metodologias para o aprimoramento da Cadeia de Materiais, como por exemplo o APQP-Advanced Product Quality Planning ou Planejamento avançado da qualidade do produto, que teve iniciativa no fim dos anos 80 pela junção de especialistas das três das maiores empresas automobilísticas americana a Ford, General Motors e Chrysler.
A administração de materiais quando bem estruturada e planejada em uma empresa, permite que sejam reduzidos os custos operacionais, diminuindo o volume de estoque, condições melhores para realizar negociação com os fornecedores e o atendimento das necessidades dos clientes (GONÇALVES, 2020).
Desta maneira a administração de materiais contempla o gerenciamento dos materiais necessários para a empresa, considerando as origens distintas ou não, neste processo, existe a necessidade de realizar a coordenação dessas atividades conforme a demanda da empresa ou necessidades.
Fonte: OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021. Fonte: GONÇALVES, P. S. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 2020.
Fonte: SOUSA, Alexandre Aparecido de; VIAGI, Arcione Ferreira. LOGÍSTICA AVANÇADA NA GESTÃO DE NOVOS PROJETOS. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção,
S. L.
, v. 8, n. 13, p. 83, 8 jul. 2020. Universidade Federal do Parana. Disponível em:
https://dx.doi.org/10.5380/relainep.v8i13.72826. Acesso em: 01 Set. 2023.
Dado o contexto fornecido sobre o objetivo do gerenciamento de materiais em uma empresa, é possível expandir a análise para contemplar pelo menos três áreas que desempenham um papel crucial na administração de materiais no ambiente organizacional. Essas áreas são: (1) Gestão de Estoques, (2) Gestão de Compras e (3) Distribuição. Neste sentido, explique como cada uma dessas áreas influencia o processo de Administração de Materiais no contexto prático de uma empresa.