ATIVIDADE 1 – ADSIS – GESTÃO DE PROJETOS – 54/2023
As lições extraídas da análise de projetos que resultaram em insucesso, desempenham um papel crucial no aprimoramento das práticas de gestão de projetos. De acordo com Shenhar e Dvir (2007), a investigação minuciosa das causas subjacentes ao fracasso proporciona uma compreensão profunda das deficiências no planejamento, execução e controle. Essa análise crítica cria um terreno propício para o desenvolvimento de estratégias mais robustas em projetos futuros. A abordagem de lições aprendidas a partir de falhas, estimula a formação de uma cultura organizacional voltada para a aprendizagem contínua a partir dos erros. Em resumo, a reflexão sobre projetos malsucedidos promove o progresso da gestão de projetos, por meio da otimização de processos e do estímulo à capacidade adaptativa, visando assegurar o êxito em futuras empreitadas. Essas reflexões podem ser vistas no texto “Como falhar com sucesso”.
Fonte: https://www.pmi.org/learning/library/pt-fracasso-sucesso-aprimoramento-habilidades-de-lideranca-12700. Acesso em: 28 set. 2023.
SHENHAR, A. J.; DVIR, D. Reinventando a Gestão de Projetos:a abordagem diamante para o crescimento e inovação bem-sucedidos. São Paulo: Elsevier, 2007.
Partindo do conteúdo apresentado na disciplina e da leitura do texto, desenvolva um texto apresentando a importância e os benefícios advindos da análise de projetos que falharam. Apresente itens que podem se aprendidos com esta prática e como podem ser aplicados em projetos futuros de desenvolvimento de software.
ATENÇÃO!!!
- Acesse o link com um vídeo explicativo para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Fóruns da Disciplina >>Fórum de Aula ao Vivo.
- Digite sua resposta na caixa texto da própria atividade.
- Não há quantidade de linhas determinada, desde que atenda ao solicitado.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todos os itens solicitados.
- Após o envio não são permitidas alterações.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a).