ATIVIDADE 1 – BEDU – ATV INTEGRADORA COMUM 4 – 54/2023
Atualmente, lamentavelmente, ainda se observa alguns professores de Educação Física que não respeitam questões como a individualidade, a maturação e o desenvolvimento motor dos jovens, e que optam, diversas vezes, por métodos de ensino tecnicistas (analíticos), com a valorização dos “melhores”, apenas. No entanto, sabe-se que a velocidade em que se dá e o nível de desempenho que atinge uma criança ao executar uma ação motora é uma característica exclusiva de cada indivíduo. Por exemplo, aos seis ou sete anos de idade, uma criança tem todas as possibilidades estruturais e funcionais para atingir o padrão maduro nas habilidades fundamentais; até os dez anos de idade, de combinar e aplicar estas habilidades em situações de jogo. Entre os dez e doze anos de idade elas apresentam as condições básicas para o aprendizado esportivo.
GRECO, J. P.; SILVA, S. A. A metodologia de ensino dos esportes no marco do programa segundo tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. P. (Org). Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
O sistema de ensino e aprendizagem do Programa Segundo Tempo (PST) é baseado em uma estrutura temporal constituída por quatro etapas: formação, transição, decisão e readaptação, sendo que cada uma dela possui suas respectivas fases. Considerando as reflexões do excerto acima, bem como, na estrutura temporal do PST, elenque essas etapas da estrutura temporal, citando e explicando cada uma das suas respectivas fases.