ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS – 53/2023
Para que a criança avance na construção de novos conhecimentos, é importante que o professor desenvolva algumas estratégias de ensino. Nessa etapa do desenvolvimento da criança, os conteúdos de ciências devem ser explorados através da experiência direta e/ou pela pesquisa. Para isso, os conteúdos propostos nos currículos precisam ser transformados em atividades (histórias, dramatizações, jogos etc.) para a criança.
Ao se discutir sobre o processo de aprendizagem na Educação Infantil, vale ressaltar que este se diferencia dos demais níveis de ensino, principalmente no que diz respeito à especificidade da primeira infância. Essa característica exige que o docente ensine por meio de três vieses, educação, cuidado e ludicidade de forma simultânea e constante. Assim, o processo educativo precisa incorporar de maneira intencional atividades lúdicas, jogos e brincadeiras ao cuidar e ao educar as crianças.
Portanto, realize uma síntese de no mínimo 15 linhas e no máximo 40 linhas, sobre atividades lúdicas como estratégia para a construção do conhecimento utilizando como base a UNIDADE 5, p. 158-161.