ATIVIDADE 1 – EDUESP – ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54/2023
O cenário educacional está mudando continuamente para atender às demandas cognitivas da atual geração de estudantes, conhecidos como nativos digitais. Esses indivíduos estão imersos em um ambiente voltado para a tecnologia desde a infância e são bem versados em dispositivos eletrônicos, internet e mídias sociais. Assim, as abordagens educacionais devem se alinhar a essa realidade e potencializar os recursos tecnológicos como ferramentas eficazes de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, ao trabalhar com estudantes com necessidades especiais de aprendizagem, os desafios aumentam, pois atualmente o campo da Educação estão centrados na busca de abordagens inovadoras que possam efetivamente facilitar experiências de aprendizagem visíveis, conectadas, personalizadas e ativas que proporcionem para os estudantes uma aprendizagem significativa e codificada. Essas atividades inovadoras podem ser ações simples, como a utilização de recursos tecnológicos ou também a utilização de recursos concretos como jogos didáticos e objetos de aprendizagem.
Adaptado de: RAMOS, A.S. Estudos e Práticas da Matemática na Educação Especial. – Indaial, SC : Arqué, 2023.
Diante das reflexões apresentadas e da leitura previamente realizada do material didático, para essa atividade você deverá elaborar um texto apresentando a importância de se pensar em abordagens inovadoras que possam facilitar a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Você deve apresentar um exemplo de recursos tecnológicos, ou recursos concretos ou jogos didáticos. Seu texto deve ter entre 15 e 20 linhas.