ATIVIDADE 1 – ELETRÔNICA DE POTÊNCIA – 53/2023
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
Instruções:
– Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL.
– Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da internet terão desconto na nota final.
– A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois, ao final da sua atividade, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O arquivo a ser entregue deve ser dos formatos DOC / DOCX ou PDF.
– Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
– Se você fez a atividade (ou parte dela) à mão, você deve digitalizar ou tirar fotos da sua atividade e colocar essas imagens dentro do seu arquivo de resposta que será entregue.
– O arquivo de resposta preenchido pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo.
– Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É
a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Boa atividade a todos!
Prof. Igor Henrique N. Oliveira
Contextualização
Nas primeiras unidades de Eletrônica de Potência, estudamos os conceitos básicos de circuitos chaveados quando calculamos a potência perdida na transferência entre fonte e carga. Em seguida, discutimos os circuitos conversores básicos de CA para CC, os chamados retificadores, que podem ser controlados ou não controlados. Baseado nesse contexto, responda as questões a seguir que envolvem esses assuntos:
Assunto 1: dispositivos semicondutores de potência
- Qual é a principal função dos dispositivos semicondutores de potência em eletrônica de potência do ponto de vista do controle do fluxo de potência entre fonte e carga?
- Qual é a diferença entre um diodo de potência e um transistor de potência? Cite uma aplicação para cada um dos dispositivos destacando a diferença entre as aplicações.
Assunto 2: circuitos retificadores
- Explique a diferença entre circuitos retificadores controlados e não controlados, destacando suas características distintas e as suas principais aplicações na Eletrônica de Potência. Em sua resposta, mencione, pelo menos, três aplicações importantes desses circuitos e como o controle do fluxo de corrente contribui para a otimização dessas aplicações.
- Um retificador monofásico em ponte da Figura 1 é alimentado a partir de uma fonte de tensão CA de 12 V eficazes, 60 Hz. A resistência da carga é RL=120 Ω. Projete um filtro capacitivo de modo que o fator de ondulação da tensão de saída seja menor que 5%. Apresente o médio valor da tensão cc na carga.
Figura 1
– Circuito retificador em ponte de diodos da questão 4
Fonte: WOLLZ, D. H. Eletrônica de Potência. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 69.
- Um retificador CONTROLADO na configuração ponte completa possui, na entrada AC, uma eficaz 220V em 60 Hz e alimenta uma carga puramente resistiva de 12 Ω. O ângulo de disparo dos tiristores é configurado em 30°. Determine a corrente média na carga e a potência, em Watts, absorvida pela carga.