ATIVIDADE 1 – GFIN – CENÁRIOS ECONÔMICOS – 53/2023
O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano. O que aconteceu: juros a 13,75% ao ano é o mesmo valor que foi fixado nos últimos sete encontros, desde agosto de 2022. O Copom destacou a “incerteza” sobre a versão final do arcabouço fiscal do governo Lula como um fator de alto risco, apesar de detalhar que a apresentação da medida, juntamente à reoneração de combustíveis, reduziu parcialmente os receios econômicos.” O comitê ressaltou que a inflação ao consumidor “segue acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta”. O Copom disse ainda que “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”.
Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/05/03/copom-juros-selic-banco-central-maio-2023.htm. Acesso em: 31 maio 2023.
A Taxa Selic Meta é uma ferramenta importante para controlar o nível de atividade econômica e o nível geral de preços, pois seu comportamento influencia as decisões de consumo e investimento. Nesse sentido e considerando o excerto apresentado, responda: quais são as consequências para a produção e consumo de bens e serviços, operações de crédito e investimentos no Tesouro Selic, com a Taxa Selic alta?