ATIVIDADE 1 – GIMOB – ECONOMIA E SOCIEDADE – 54/2023
Após a Segunda Guerra mundial, o mundo vê-se pressionado diante de uma série de problemas: produzir mais comida, recuperar a indústria, reconstruir cidades, avançar tecnologicamente, entre outros. A palavra de ordem passa ser “crescimento”, pouco importando a que custos, especialmente para as nações periféricas. Divide-se o mundo em nações desenvolvidas e subdesenvolvidas. Como consequência de uma produção irracional, em pouco tempo o mundo experimenta chuvas ácidas, acidentes de derramamento de petróleo, morte de aves por uma descontrolada aplicação de pesticidas químicos, conforme já denunciara Raquel Carson em sua Primavera silenciosa, em 1962 (CARSON, 2010, p. 23), e muitos outros descontroles do ambiente. Entre os estudos da época, destaca-se o relatório Os limites do crescimento, do Clube de Roma (1972), que conclui que os recursos do planeta são finitos. A questão que se coloca é desenvolver ou preservar; uma dicotomia entre desenvolvimento e meio ambiente. Tudo isso se constitui em élan para o surgimento de vários movimentos em defesa do meio ambiente.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/y9scXHn89BBn9zgyXcrbsrd/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2023.
A busca pelo desenvolvimento sustentável tem se tornado uma prioridade global, visando conciliar o progresso econômico com a preservação ambiental e o bem-estar social. Segundo Sachs (1993), o desenvolvimento sustentável é uma abordagem que visa satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Essa perspectiva demanda uma reestruturação dos padrões de produção, consumo e distribuição, promovendo a equidade social e a conservação dos recursos naturais.
Referência:
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Editora Garamond, 1993.
Existe uma clara disparidade entre as nações categorizadas como desenvolvidas e aquelas consideradas subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. Atualmente, os países têm intensificado seus esforços em direção ao desenvolvimento sustentável, que implica na busca pelo crescimento econômico e aumento do PIB sem prejudicar o meio ambiente. É crucial enfatizar as notáveis discrepâncias entre as nações classificadas como desenvolvidas, subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. As principais distinções entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento tornam-se evidentes em variados aspectos.
Dessa forma, através de um texto de no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, explique o que é o desenvolvimento sustentável, destaque as principais diferenças entre as nações desenvolvidas e as subdesenvolvidas em relação a aspectos como economia, infraestrutura, qualidade de vida e padrão de consumo, e como essas disparidades afetam a qualidade de vida das pessoas em cada tipo de país? Considere aspectos como acesso a serviços básicos, educação, saúde, empregos, distribuição de renda e equilíbrio ambiental.
Orientações para realizar a atividade:
– Acesse o vídeo de orientação da atividade
– Elabore um único texto contendo todos os pontos cobrados para sua argumentação para responder a atividade. A atividade deve ser respondida diretamente no espaço ‘Resposta’ de forma discursiva no ambiente da atividade;
– Antes de selecionar a opção de ‘finalizar’ sua resposta, certifique-se que ela está completa, pois, após selecionar a opção de finalizar, não é mais possível alterar a resposta enviada.