ATIVIDADE 1 – GPUB – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO – 52/2023
Olá, estudante! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1.
O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em uma análise sobre as Abordagens Sistêmicas nas Ciências e os Sistemas de Informação. Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total dessas mudanças ou alterações proporcionará um ajustamento de todo o sistema. O sistema sempre reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte ou unidade. Na medida em que o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático é contínuo. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema, decorrem dois fenômenos: o da entropia e o da homeostasia.
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
“Uma das ideias fundamentais do enfoque sistêmico é a definição da organização como sistema: uma organização é um sistema composto de partes interdependentes, mesmo que diferenciadas, em que o todo tem propriedades maiores que a mera soma ou justaposição das partes que o compõem. E, como todo sistema, a organização tem um propósito, um objetivo a alcançar.
A inclusão da Teoria dos Sistemas na administração mostrou que cada organização vive e opera em uma mbiente, do qual recebe insumos e entradas (materiais, energia, informação) e no qual coloca seus produtos ou saídas (produtos, serviços, informação). Nesse ambiente, existem os mercados com os quais as organizações se relacionam, interagem e dos quais é dependente”.
Fonte: https://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/357/3/sist_abertos.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.
“O SIMAG (Sistema de Informação e Monitoramento da Ação Governamental) é um aplicativo em formato web, com enfoque no acompanhamento e na avaliação das ações da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, apoiado na gestão das informações em tempo real, para, assim, demonstrar ao cidadão, por intermédio das mídias digitais e redes sociais, o que de fato está sendo executado e cumprido pela equipe de governo.
A composição do SIMAG reforça as ideias defendidas por Campos Filho (1994) e Laudon e Laudon (2004) no que se refere a um conjunto interligado de elementos, desenvolvido com o propósito de atender ao cumprimento de alguns objetivos, quais sejam o processo de tomada de decisão, a coordenação e o controle de uma organização.
O sistema possui como principais elementos o planejamento estratégico, que permitiu a confecção do Mapa da Estratégia e a criação dos Eixos do Desenvolvimento, dos Objetivos, Subjetivos e do Plano da Ação Governamental. Todos os componentes acima citados foram hierarquicamente estruturados e relacionados para garantir o cumprimento do objetivo de acompanhamento e avaliação das ações do governo, assegurando a concretização das ações planejadas para o município e a satisfação dos cidadãos”.
Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/16828. Acesso em: 15 maio 2023.
ATIVIDADE:
“Sistemas se refere à união de elementos, sejam eles concretos e/ou abstratos, interligados e/ou interagindo em um processo, de modo a formar uma estrutura para atender a uma finalidade de acordo com um plano”.
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2020. p. 43.
Com base em nossos estudos, descreva o que são sistemas caracterizados por entropia e homeostasia. Depois disso, justifique a importância de sistemas abertos para o cumprimento de dados objetivos (sua resposta deverá conter de cinco a dez linhas).