ATIVIDADE 1 – GPV – TECNOLOGIAS NO PONTO DE VENDA – 54/2023
A análise de dados é a arte de transformar dados em conhecimentos e insights relevantes. Ou seja, comparar ou agregar as informações brutas para entender o que os dados nos dizem. Existem diversas formas de se fazer isso, mas neste tutorial nós vamos focar especificamente em alguns tipos de análise de dados tabulares – análise de dados geográficos ou de redes sociais, por exemplo, requerem outro repertório de conceito, técnicas e ferramentas. A análise, quase sempre, envolve a busca por padrões e seus desvios, a fim de conhecer melhor os relacionamentos, comportamentos ou conexões sobre o tema pesquisado. Ela costuma ser um dos momentos mais interessantes para quem faz investigações com dados.
ESCOLADEDADOS. Mas o que significa isso?: Introdução à Análise de Dados. Disponível em: https://escoladedados.org/tutoriais/mas-o-que-significa-isso-introducao-a-analise-de-dados/. Acessado em 13 de setembro de 2022
Durante o estudo de caso, compreendemos como a Empresa “Amazon” transformou-se ao longo dos anos utilizando dados. Agora, você deverá colocar o conhecimento em ação, colocando-se no papel de um consultor. A empresa “Roupas do Lu” é uma varejista de roupas masculinas bem sucedida em uma cidade do interior do Paraná. Ela deseja abrir uma nova filial, depois de dez anos de existência. No entanto, muitas dúvidas passam pela cabeça do proprietário. Quem é nosso cliente alvo? Quais produtos trazem maior satisfação? Será que eu posso abrir minha empresa em qualquer lugar?
A partir do caso apresentado e a partir do Estudo de Caso, proponha uma maneira de responder às questões do proprietário da “Roupas do Lu”, focando na gestão e análise de dados. Ou seja, escreva um texto explicando a importância dos dados e possíveis maneiras de fazer as análises necessárias.
Bons Estudos!