ATIVIDADE 1 – GQ – NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO – 53/2023
O QUE FAZ COM QUE A COCACOLA TENHA A MESMA QUALIDADE EM TODO O MUNDO?
A qualidade e a segurança alimentar dos produtos da The CocaCola Company são iguais em todos os países em que está presente. Assegurá-los é a máxima responsabilidade da empresa, uma prioridade fundamental da sua estratégia e parte dos principais valores da sua cultura. Qualidade e segurança alimentar são as bases para o seu sucesso junto dos consumidores em todo o mundo.
O objetivo da The CocaCola Company é fazer com que o consumidor tenha a confiança de que poderá desfrutar com total certeza do sabor inconfundível de cada uma das bebidas da empresa, independentemente de onde este se encontre. Não é de surpreender que o lema que resume a sua Política de Qualidade e Segurança Alimentar seja um “produto perfeito e de confiança em qualquer parte”.
O objetivo da The Coca-Cola Company é fazer com que o consumidor tenha a confiança de que poderá desfrutar com total certeza do sabor inconfundível de cada uma das bebidas da empresa, independentemente de onde este se encontre
Para atingir esse objetivo, a empresa e os seus parceiros de engarrafamento em todo o mundo obedecem a rígidos padrões internacionais, além de terem criado uma série de processos e procedimentos próprios que vão além dessas normas a nível global. Assim, para garantir a qualidade e a segurança de seus produtos, a The CocaCola Company e os seus parceiros de engarrafamento aderem ao seguinte:
Padrões de Ouro de Qualidade: somente as fábricas autorizadas pela The Coca-Cola Company fabricam produtos intermediários e finais, cumprindo, assim, os procedimentos aprovados para a produção, o armazenamento e a distribuição.
Sistemas de Gestão: garantia da implementação de políticas, padrões e programas de gestão da qualidade, fornecendo os recursos necessários para alcançar os objetivos de qualidade.
Gestão e evolução de risco: diferentes ferramentas de avaliação, internas e externas, são utilizadas para garantir a conformidade com a estrutura legal vigente da The Coca-Cola Company e com os seus padrões.
Conformidade legal: em cada um dos mercados onde a empresa opera, os requisitos legais locais são cumpridos.
Gestão de Incidentes e Resolução de Crises: primariamente, o objetivo é proteger os clientes e os consumidores e, posteriormente, as marcas e a imagem da empresa.
Produção: a The Coca-Cola Company conta com processos consolidados que estão alinhados com os compromissos de qualidade. Nesse sentido, existem equipas de trabalho dedicadas a monitorar continuamente tudo o que ocorre.
Distribuição e mercado: é o último elo para garantir a qualidade e a integridade das bebidas. Em todos os momentos, procura-se que a gestão e a comercialização do portifólio de produtos sejam ótimos.
Fonte: Disponível em: https://www.cocacolaportugal.pt/conhece-nos/informacao-corporativa/qualidadecoca-cola. Acesso em: 20 jun. 2023 (adaptado).
Com base na leitura do texto acima, fica evidente a importância da padronização como um todo para assegurar a qualidade em todos os níveis da empresa, logo, para que a padronização aconteça, faz-se necessário seguir um conjunto de regras e normas a fim de garantir que todos os processos estejam em níveis satisfatórios, conforme planejado.
Por essa razão, normalização “é um processo que formula e aplica regras para a solução ou prevenção de problemas, com participação de partes interessadas, e que contribui para a promoção da economia global, e consiste na elaboração, difusão e implementação de normas” (ABNT, 2021, s. p.).
Fonte: ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
Nesse sentido, para esta atividade, você, como profissional da Gestão da Qualidade, deve:
- A) Citar os 8 (oito) objetivos da normalização, conforme estabelece o livro da disciplina.
- B) Considerando a resposta anterior, escolher apenas 2 (dois) objetivos da normalização e explicar como eles se desenvolvem na prática.
- C) Apresentar apenas 1 (um) exemplo de benefício técnico ou econômico ou social que as normas trazem para o dia-a-dia, seja profissional ou pessoal.