ATIVIDADE 1 – LET – LINGUÍSTICA I – 53/2023
A ARBITRARIEDADE DO SIGNO LINGUÍSTICO: APLICAÇÃO Ferdinand de Saussure é considerado o fundador (o pai) da linguística moderna, por ter desenvolvido uma teoria da língua, apresentada ao público acadêmico europeu, entre os anos de 1907 a 1911, de modo intervalado, através de um curso denominado “Curso de Linguística Geral”. Esse mesmo nome serviu de título para o livro, lançado em 1916, com o registro compilado da temática tratada durante tais cursos, por meio de anotações feitas pelos alunos participantes, pois o mestre havia morrido em 1913.
Apesar de as controvérsias, é nesta obra que está o registro resumido das ideias, talvez inacabadas, de Saussure, primordialmente explicada pelos pesquisadores, por meio de quatro pares de dicotomias: língua e fala, significado e significante, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia. Saussure, ao explicar que a língua é um sistema de signos definido por uma entidade de duas faces, estava se referindo à dicotomia significado/conceito e significante/imagem acústica. Ele elencou como característica elementar dessa dicotomia, a condição de arbitrariedade para marcar a relação entre esses dois conceitos.
Fonte: SILVA, V. L. da. Linguística I. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Diante do que foi exposto sobre o signo linguístico e sua dicotomia, significado e significante, explique sua condição arbitrária e, em seguida, exemplifique sua explicação em até 15 linhas, aplicando um exemplo pesquisado por você.