ATIVIDADE 1 – LET – LITERATURA PORTUGUESA E PAÍSES LUSÓFONOS – 53/2023
Ao estudarmos a disciplina de Literatura Portuguesa, normalmente nos vem à mente os textos dos grandes escritores portugueses e, na maioria das vezes, esquecemos dos inúmeros países e locais que foram colônias de Portugal, os quais têm a língua portuguesa como oficial e também vêm produzindo excelente literatura ao longo de décadas e séculos.
Pense: como foi e é representada a cultural regional nesses países colonizados? Não é uma resposta simples, mas devemos compreender que a língua e a literatura são, por vezes, instrumentos de opressão e libertação cultural. Vejam esses exemplos:
Poucas crianças fora da Etiópia haviam ouvido falar das igrejas monólitas de Lalibela, verdadeiras proezas da engenharia. Poucas crianças além dos limites da África austral sabiam o que foram as ruínas do Grande Zimbábue […]. Os currículos escolares recusavam-se em considerar o Egito antigo como uma civilização africana e, a fortiori, negra. Os argelinos aprendiam que o seu país era um atrasado prolongamento da França. […] No século XX, o progresso científico africano foi retardado, em parte, porque aos africanos foi-lhes imposto esquecerem que, outrora, eles próprios haviam sido criadores científicos. Mesmo aos egípcios, inventores da civilização, foi-lhes ensinado a esquecerem o seu papel.
Fonte: MAZRUI, A. et al. Tendências da filosofia e da ciência na África. In: MAZRUI, A. (Org.). História Geral da África: África desde 1935. São Paulo: Cortez/Unesco, 2011. p. 770.
A partir dessa reflexão, escreva um texto dissertativo com o seguinte título: “A importância do uso da língua colonizadora como instrumento de libertação cultural”.
Lembre-se que o seu texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo uma página, linguagem formal, seguir as normas da ABNT, citar pelo menos um teórico e usar a estrutura da dissertação (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Material de apoio:
https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3152088.
https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/download/1793/1579.