ATIVIDADE 1 – LET – LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA II – 54/2023
William Cuthbert Faulkner foi um renomado escritor estadunidense. Considerado um dos maiores romancistas do século XX, recebeu o Nobel de Literatura, em 1949, e ganhou o National Book Awards, em 1951. Para o autor, citado por Barbarena (2016, p. 460): “O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor”.
FONTE: BARBERENA, Ricardo Araújo. A hipercontemporaneidade ensanguentada em Ana Paula Maia. <https://www.scielo.br/j/lh/a/VVWQ3rH8pSkkpy69DDTTtnK/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 26 set. 2023.
Sabendo disso, lembre-se da reflexão feita sobre a frase nas aulas assistidas e pense sobre o papel transformador da literatura de acordo com as suas próprias vivências. Lembre-se, também, de uma obra que surtiu o efeito de mostrar a você “quanta escuridão existe ao redor”, ou seja, uma obra literária que mudou o seu filtro do olhar e modificou a sua visão de mundo. A obra em questão deve ser de literatura em língua inglesa (de qualquer país), e pode ser de qualquer gênero literário (épico, lírico ou dramático).
Assim, imagine que você é uma professora ou professor universitário e que pretende, no primeiro dia de aula, dialogar com seus alunos sobre a obra que mudou seu filtro do olhar. Em seguida, elabore um texto (de no mínimo 10 e no máximo 15 linhas), explicando de que forma a obra escolhida seria trabalhada. É importante apontar os recursos (apresentação de slides ou quadro, por exemplo) e as estratégias (debate, quiz, discussão, leitura ou memes, por exemplo) utilizados. Seu texto precisa conter o nome da obra e seu autor.