ATIVIDADE 1 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I – 53/2023
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais é de 6,6%, ou seja, há, na atualidade, 11 milhões de analfabetos no Brasil.
Ainda conforme o estudo, a Região Nordeste tem a maior taxa de analfabetismo (13,9%), índice quatro vezes maior do que as taxas estimadas para as demais regiões, as quais apresentam: Regiões Sudeste e Sul (ambas com 3,3%), Norte 7,6 % e Centro-Oeste 4,9%.
Quanto aos gêneros, a taxa de analfabetismo para os homens nessa faixa etária é de 6,9%, enquanto, para as mulheres, 6,3%.
Por fim, o índice para as pessoas que se declaram pretas ou pardas é de 8,9%, o dobro do referente às pessoas brancas (3,6%). Veja o mapa:
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html
Tendo em vista tal quadro, os dados apresentados nele e a realidade sócio econômica e cultural do Brasil, responda, de forma discursiva, em até 10 linhas, as duas perguntas a seguir:
- Por que a Educação de Jovens e Adultos, ainda na atualidade, deve ser uma das prioridades de investimento do Governo?
- De que forma a EJA colabora à mudança no quadro atual, no que se refere à desigualdade social?