ATIVIDADE 1 – LOG – NEGÓCIOS ELETRÔNICOS – 54/2023
O marketing de relacionamento representa a mudança paradigmática dos conceitos clássicos do marketing de transações para uma abordagem baseada na conquista e no encantamento dos consumidores. Os estudos sobre marketing de relacionamento podem ser enquadrados em relações business-to-consumer (B2C) ou entre díades organizacionais (B2B) (DEMO et al., 2015). Nesse último, incluem-se tanto o relacionamento entre empresas membras de canais de distribuição quanto outros tipos de relações entre empresas que envolvem suas decisões de compra (ROCH; LUCE, 2006). Enquanto o B2C se desenvolve em prazos mais curtos e com menor intensidade, no B2B, o relacionamento é mais intenso e duradouro (IACOBUCCI; OSTROM, 1996). Para complementar, uma forma alternativa de ver a diferença entre B2B e B2C encontra-se na origem da demanda. Se a demanda parte de clientes subsequentes, trata-se de B2B. Caso seja impulsionada pelas escolhas, emoções e gostos do cliente, então o relacionamento é B2C (LILIEN, 2016).
CODA, R. C.; CASTRO, G. H. C. de. Marketing business-to-business: análise da produção científica brasileira de 2008 a 2018. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 4, p. 258-270, 2019.
Cabe destacar que o B2B Business to Business (empresa para empresa) é um tipo de e-commerce que possui um funcionamento similar ao B2C, ou seja, o Business to Consumer (empresa para consumidor), porém, ao invés de envolver um consumidor final que compra e uma empresa que vende, ele proporciona comunicação e negociação entre duas empresas. Ainda, segundo O’Brien (2004) esta categoria de e-commerce envolve mercados eletrônicos e ligações diretas de mercado entre empresas. A partir das informações apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, descreva sobre vantagens para se utilizar uma ferramenta de comércio eletrônico do tipo B2B.