ATIVIDADE 1 – MANUTENÇÃO E PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES – 53/2023
As patologias das construções são mais acentuadas a partir do momento em que acabam ficando mais visíveis às pessoas. “Desaprumos nos edifícios, afundamentos de piso e principalmente na questão estrutural, quando temos o aparecimento de fissuras e trincas nas paredes” (TREIGHER, 2018).
Quando falamos em construção civil, sabemos que existem muitos casos de manifestações patológicas. Com o tempo algumas patologias são desenvolvidas devido a falta de manutenção preventiva e desta forma, mesmo a edificação possuindo qualidade no seu processo construtivo, o tempo é considerado um ponto forte para o surgimento desses problemas.
“Infelizmente, nem todas as obras têm a sua vida útil igual ou superior à vida útil de projeto devido a anomalias ou sintomas de diversas naturezas, que são a indicação da ocorrência de um defeito” (De TONI e MOI, 2022, p.20).
Fonte: De TONI, Regina; MOI, Stephanie Vicente. Manutenção e Patologia das Edificações.
Regina De Toni e Stephanie Vicente Moi. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. p.20.
1 – Diante do exposto, referente ao tema manutenção e patologia das edificações, qual a diferença entre vida útil e Vida Útil de Projeto (VUP)?
2 – Além do fator tempo, quais são os principais fatores à ocorrência de manifestações patológicas?
3 – E quais as principais manifestações patológicas causadas por umidade (consideradas também como as mais comuns) ? Descreva cada uma delas.