ATIVIDADE 1 – MAT – PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS – 53/2023
O cenário educacional está mudando continuamente para atender às demandas cognitivas da atual geração de alunos, conhecidos como nativos digitais. Esses indivíduos estão imersos em um ambiente voltado para a tecnologia desde a infância e são bem versados em dispositivos eletrônicos, internet e mídias sociais. Assim, as abordagens educacionais devem se alinhar a essa realidade e potencializar os recursos tecnológicos como ferramentas eficazes de ensino e aprendizagem.
Uma das tendências atuais na educação visa aproveitar a familiaridade do conhecimento tecnológico dos Nativos Digitais, incorporando-o como uma ferramenta valiosa na sala de aula. Isso pode abranger aplicativos educacionais, plataformas online, materiais interativos e mídia digital, que promovem um ambiente de aprendizado mais imersivo que ressoa com a vida cotidiana dos alunos, mas é importante compreender que a mera integração de uma ferramenta tecnológica no cenário educacional não garante a aquisição de habilidades cognitivas essenciais para que os alunos construam ativamente novos conhecimentos. A geração de nativos digitais abrange diversos perfis e requisitos, levando a abordagens educacionais modernas para atender a essas necessidades únicas e atender a demandas individualizadas. Assim, ao adequar materiais e ferramentas educacionais para atender a personalização da aprendizagem de cada aluno, torna-se possível instigá-lo a participar ativamente de sua própria construção de novos conhecimentos. A instrução personalizada também considera as diversas habilidades e interesses dos alunos, resultando em experiências de aprendizado mais impactantes e cativantes.
Os desafios atuais no campo da Educação estão centrados na busca de abordagens inovadoras que possam efetivamente facilitar experiências de aprendizagem visíveis, conectadas, personalizadas e ativas para os alunos.
Fonte: CORDOVA, T. Tendências Educacionais Contemporâneas. Maringá: UniCesumar, 2021.
Como forma de exercitar a prática de planejamento sobre o uso de Novas Tecnologias e Jogos Didáticos na Educação Matemática, prepare-se para realizar a atividade. Diante das reflexões apresentadas e da leitura previamente realizada do material didático, você deverá redigir um texto dissertativo de 20 à 30 linhas (utilize um arquivo de documento de texto como referencia, por exemplo, o Word ou o Google Documentos), com o contexto indicado abaixo.
Ao contemplar a importância de conceituar as Novas Tecnologias e Jogos Didáticos na Educação Matemática, que têm a capacidade de fornecer aos alunos experiências de aprendizagem visíveis, conectadas, personalizadas e ativas, discuta como o uso da tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz nesse processo. Quais são os benefícios e desafios dessa abordagem? Além disso, explique como a personalização do ensino e a promoção de uma aprendizagem ativa podem contribuir para uma formação mais significativa e engajadora dos estudantes, considerando suas necessidades individuais e o contexto da geração nativa digital.