ATIVIDADE 1 – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 53/2023
Para o desenvolvimento dessa atividade foi disponibilizado no Material da Disciplina dois textos de apoio. Os trechos de textos abaixo foram retirados desses materiais, leia-os com atenção.
Texto 1
Pesquisa revela que saúde mental dos professores piorou em 2022.
Docentes e instituições buscam estratégias para driblar os impactos deixados pela pandemia de Covid-19
Olhando de fora, parece que tudo voltou à normalidade: alunos sentados em suas carteiras e professores à frente da sala de aula, como se a Covid-19 tivesse ficado lá atrás. Embora pareça um problema do passado
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seus reflexos continuam presentes em todos os setores da sociedade, incluindo a Educação. É o que mostra a pesquisa Saúde Mental dos Educadores 2022, realizada pela NOVA ESCOLA em parceria com o Instituto Ame Sua Mente, que procurou analisar os efeitos da pandemia na saúde mental dos docentes. Com participação de mais de 5 mil profissionais entre professores e gestores de todos os estados do país e do Distrito Federal, sendo 84,6% deles oriundos da rede pública, o levantamento revela que o número de educadores que consideram sua saúde mental “ruim” ou “muito ruim” aumentou em relação ao ano passado: de 13,7% para 21,5%. Em 2020, esse indicador havia ficado em 30,1%.
LYRA, Thaís. Pesquisa revela que saúde mental dos professores piorou em 2022. Nova Escola. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/21359/pesquisa-revela-que-saude-mental-dos-professores-piorou- em-2022?>. Acesso em: 21 maio 2023.
Texto 2
Saúde mental no pós-pandemia: a nova rotina em sala de aula
Basta ligar a televisão ou acessar as redes sociais para encontrar um termo que passou a ser utilizado nos últimos meses: o novo normal. A expressão ganhou força depois do isolamento — dias que modificaram inúmeras atividades do cotidiano, incluindo a educação. Com o retorno à sala de aula, a preocupação vai além do aprendizado. Agora é preciso estar atento à saúde mental no pós-pandemia. É fato que o cuidado com a mente já era assunto antes da Covid-19, mas a conversa é ainda mais necessária nos próximos anos. Basta imaginar que algumas crianças mudaram de escola e encerram ciclos atrás das telas, sem ter o convívio com os colegas ou a rotina, algo que fizeram durante anos — como acordar, fazer a primeira refeição do dia e ir para a escola.
ARJONAS, Ana Caroline. Saúde mental no pós-pandemia: a nova rotina em sala de aula. Disponível em:
<https://educasc.com.br/educacao/saude-mental-no-pos-pandemia/>. Acesso em: 21 maio 2023.
É notável que a pandemia de Covid-19 deixou sequelas. Dentre elas, citamos os transtornos mentais na população jovem e entre os profissionais da educação. De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, principalmente na unidade 4, e os textos apresentados, elabore um texto dissertativo (de no mínimo 20 e no máximo 25 linhas) destacando estratégias a serem utilizadas pelas escolas para contribuir com a promoção e a proteção da saúde mental dos alunos e professores.
Observação: Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a necessidade de apresentar citações diretas e/ou indiretas e as referências utilizadas. Lembre-se, as referências é um elemento pós-textual, isto é, não conta como linha.