ATIVIDADE 1 – PSICO – LÚDICO E LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 51/2023
Ao longo da disciplina, exploramos a importância do brincar e, dentre vários autores pesquisados, podemos citar Arruda e Silva (2019), que afirmam que a brincadeira é a saúde emocional, física e intelectual da criança, por isso, é tão importante que ela brinque nos espaços que frequenta, tais como a escola, onde passa boa parte do seu dia. Isso nos leva à uma questão: como é o brincar nas escolas? Considerando que é
preciso tempo e espaço para desenvolver brincadeiras, vale essa e outras observações para dento das instituições de ensino. Foi o que um projeto desenvolvido no Paraná fez e documentou, como veremos a seguir.
O programa “Território do Brincar”, em parceria com o Instituto Alana, desenvolveu um projeto sobre o brincar dentro das instituições, com algumas escolas voluntárias, que foi documentado sob o título Território do Brincar — Diálogos com escolas. De acordo com o programa, “a parceria foi realizada através de videoconferências mensais com temas organizados pela equipe do Território do Brincar, encontros no
Instituto Alana com palestrantes convidados e um projeto de pesquisa realizado em cada escola parceira sobre a brincadeira de casinha” (TERRITÓRIO…, 2015, on-line). Agora, para significar ainda mais sobre essa temática, convido-o(a) a assistir ao documentário na íntegra.
Enquanto assiste ao vídeo, experimente contemplar as brincadeiras que aparecem, sobretudo, as ações das crianças ao brincarem de casinha — ênfase a partir dos 17 min. de vídeo. Após, reflita: o que mais chamou
sua atenção nas imagens mostrando essa brincadeira? Rabinovich (2000) nos mostra que a criança, ao construir casinhas, estimula habilidades cognitivas que a levam a incorporar elementos do seu meio, demonstra tomada de consciência e a ajuda na construção de si.
Considerando o exposto, sua ação nesta atividade deverá seguir as seguintes instruções:
- Escolha uma cena das brincadeiras de casinha apresentada no documentário Território do Brincar -— Diálogos com escolas e, após descrevê-la brevemente, explique o que pode exemplificar a importância dessa brincadeira na infância. Execute esse comando em 5 a 7 linhas.
- Por fim, argumente, de forma científica, como a brincadeira de casinha pode ajudar o psicopedagogo a observar o processo de aprendizagem e significação do mundo pela criança. Desenvolva esse parágrafo em 10 a 12 linhas com citação indireta, ou seja, com suas palavras, apenas mencionando o autor da sua fonte de pesquisa.